Os anões do ártico, chamam a si mesmo de inugaakalikurit, e são os habitantes solitários das zonas mais setentrionais de Faerûn. Nativos das montanhas no coração da grande geleira e algumas outras regiões do Norte. Esse pequeno povo, pouco conhecido no mundo exterior, é quase sempre formado por rangers, bárbaros e guerreiros já que demonstram pouco interesse pelas artes arcanas e adoração divina.
Os anões do ártico são os únicos entre o povo robusto que não descendem de Bhaerynden, a grande caverna que fora tomada pelos drows de Talentiwar, que agora conhecida como a grande fenda. Por tanto, tem pouco em comum com os demais membros do povo robusto, carecendo de qualquer semelhança em suas tradições politicas, religiosas, artesanais ou magicas. Nos últimos anos, um punhado de anões do ártico tem migrado através dos ermos gelados para estabelecer novos assentamentos na costa do mar do gelo em movimento e nas fronteiras prateadas, mas a maior parte dos inugaakalikurits tem vivido em isolamento durante incontáveis gerações, absolutamente satisfeitos com seu modo de vida.
Os anões do ártico são atarracados e robustos, seus corpos são compactos, raramente passam de 1,10 de altura e são quase tão largos quanto. Seus olhos são de um azul brilhante e suas bochechas são coradas como maçãs, possuem a pele branca quase azulada, mas devido a paixão por se aquecerem debaixo do sol brilhante, muitos acabam bronzeados da cabeça aos pés, um condição que não os incomoda de maneira alguma. Seus dedos dos pés e das mãos são grossos e rechonchudos, e quase sempre possuem pés chatos. Seus cabelos são crespos e possuem uma coloração tão branca como o gelo. Os homem da raça normalmente usam cabelos longos que vão até a cintura, barbas curtas e bigodes retorcidos, e ambos os sexos preferem usar roupas feitas de pele de urso polar e geralmente andam descalços.
Os anões do ártico são receptivos e amistosos, e podem ser muito sociáveis com as raças vizinhas, com exceção apenas dos gigantes do gelo, uma raça cujo desprezam. Ao contrario de outras raças, os inugaakalikurits tem pouco interesse na mineração ou artesanato, no lugar disso preferem se dedicar a caça, criar seus filhos e ao lazer. As estruturas tradicionais anãs, tais como as impostas pela família ou Clã, tem pouco peso na sociedade dos anões do ártico, e consideram a historia de seus antepassados como pouco mais que fontes de histórias agradáveis. Os anões do ártico sentem bastante curiosidade pelo mundo exterior, mas não possuem a mínima vontade de ir velo.
Historia: Devido ao fato dos anões do ártico carecerem de registros históricos além das próprias historias contadas oralmente, pouco se conhece sobre a verdadeira historia desta enigmática sub-raça. Estudiosos acreditam que os anões do ártico migraram para o norte de Faerûn quase ao mesmo tempo em que Bhaerynden foi fundada, mas se isso é verdade ou não, nem mesmo os mais estudiosos poderam responder. Outros afirmam que os inugaakalikurits governaram uma vez um império no Norte tão grandioso quando Bhaerynden, mas que a muito tempo foi varrido pela grande geleira sem deixar nenhum rastro.
Nem sempre os anões do ártico tinha os picos de Navularond como seu lar, antes da chegada dos humanos conhecidos como Ulutiunos, eles vivam em pequenos povoados espalhados por toda a grande geleira. Desde que se adaptaram as suas novas casas alpinas, os anões do ártico tem vivido tranquilamente, intocados pela passagem do tempo.
Perspectiva: Os anões do ártico são um povo amigável e receptivo, e não se interessam em distinções por classe ou clã. Preferem desfrutar a vida ao máximo, e não vem razão alguma para acumular riquezas ou bens materiais. O único trabalho cujo se interessam é a caça e coleta de alimentos, fora dessas atividades os anões do ártico tentam passar o maior tempo possível se dedicando ao lazer, contar histórias, brincar com seus filhos e praticar esportes.
Os anões do ártico raramente se sentem atraídos para uma vida de aventuras, mas aqueles que o fazem, normalmente são indivíduos que possuem uma grande curiosidade sobre outras culturas, e acabam saindo para explorar o mundo, buscando coisas novas e exóticas, deixando voluntariamente a vida de diversão e sossego que poderiam ter em sua terra natal.
Anões do ártico como personagens: Os anões do ártico são bons rangers e bárbaros, pois estão bem preparados para sobreviver em ambientes hostis, além de combaterem por muitas gerações os gigantes do gelo e outras feras que abitam as terras gélidas, oque acabou gerando uma tradição marcial entre a raça. A autossuficiência dessas classes fazem os anões do ártico se sentirem cômodos sobre sua sobrevivência além de poderem continuar com as atitudes relaxadas que levavam em sua antiga vida. Os inugaakalikurit não possuem uma tradição de conjuradores arcanos, e sua falta de fé impossibilita a criação de paladinos e clérigos.
Classes favorecidas: As classes favorecidas dos anões do ártico são bárbaro e ranger. A dura vida entorno da grande geleira, recompensa aqueles que se sobressaem nas habilidades de sobrevivência, tanto em relação ao clima ou pelas feras e gigantes que ali habitam.
Sociedade dos anões do ártico: A cultura dos anões do ártico é homogenia, resultado de aos numerosos anos que passaram em isolamento com o resto do mundo. Comparados as outras culturas anões, os inugaakalikurit não põem nenhum ênfase em suas linhagens ou clãs. Embora as conquistas pessoais sejam valorizadas e tragam respeitos, raramente são lembradas por mais de uma geração. A busca pelo prazer antecede o trabalho duro e ao artesanato, e poucos anões do ártico se sentem atraídos a fazer algo que não seja para continuar sua sobrevivência.
Os anões do ártico rebem uma grande quantidade de atenção individual durante a infância, com todos os membros adultos atuado como figuras paternas em diversos graus. Como se espera pouco dos jovens inugaakalikurits, eles passam a maior parte do tempo se dedicando a diversão. Quando se tornam adultos, esperam que contribuam para o bem estar da comunidade, mas as recompensas sociais para aqueles que fazem mais que o mínimo são poucas. Os anões do ártico consideram que seus anciões ganharam o direito de viver o resto de suas vidas se dedicando ao lazer, e são simplesmente enterrados debaixo do gelo quando a morte finalmente os alcança.
Os anões do ártico tem migrado em uma quantidade tão pequena, que estão sempre fadados a viver como minoria dentro de outras culturas. Ao meio de novas culturas os anões do ártico normalmente procuram conviver com indivíduos que compartilhem de um temperamento similar, sem se importar com a raça do individuo, e tentam recriar o estilo de vida fácil que tinham em seu povoado.
Linguagem e literatura: Como todos os anões, os anões do ártico falam o dialeto anão e usam o alfabeto rúnico Dethek. Também falam o dialeto comum de Sossal. O dialeto inugaakalikurit é conhecido como kurit e tem grandes semelhanças com o idioma Uluik, o idioma usado pelos humanos que habitam a grande geleira e dos caçadores do gelo do norte.
Os idiomas adicionais mais comuns são: Uluik, Gigante, Damaran e Draconico, idiomas que permitem a comunicação entre os anões do ártico com seus vizinhos.
Uma fração considerável dos anões do ártico é alfabetizada com exceção dos adeptos, aristocratas, bárbaros, combatentes, especialistas e plebeus.
Magia e conjuradores: Os anões do ártico tem uma visão muito pratica sobre a magia. Consideram ela útil se ajudar na caça ou combate, além disso a magia assim como os conjuradores servem apenas para as historias que contam para seus filhos.
Como não possuem tradições arcanas ou divinas, são míseros os conjuradores dentro da sociedade Inugaakalikurit. Os poucos que existem normalmente são adeptos, druidas e rangers. Os druidas inugaakalikurit possuem uma familiaridade especial com magias de fogo, já que a maioria dos seus inimigos (como os gigantes do gelo) tende a odiar o fogo.
Objetos mágicos: Os anões do ártico, não costumam ostentar objetos mágicos, devido a carência de conjuradores em sua sociedade que possam criar objetos desse tipo. Os poucos objetos que existem normalmente são: Amuleto da armadura natural, raquetes de neve da velocidade ( Idêntico ao botas da velocidade).
Nas cavernas perfuradas na grande geleira, os anões do ártico, “cultivam” pequenos cristais de gelo com uma dureza excepcional. Estes cristais chamados de kerrenderit são moldados e melhorados magicamente para se tornarem pontas de flechas mortais. Esses cristais levam grandes período para se formarem nas cavernas da grande geleira, e por isso somente os grandes caçadores levam as flechas kerrenderit em suas aljavas.
Divindade dos anões do ártico: Entre as distintas sub-raças anãs, os inugaakalikurits são os únicos que não veneram ao Morndinsamman, ou qualquer outra divindade. Existem poucas exceções, como tradições druídicas que veneram Talos ou em outros casos onde os anões do ártico se convertem para culto das divindades adoradas pelos humanos Ulutiuns.
Relações com outras raças: Devido ao seu isolamento, os anões do ártico tem pouca experiência com membros de outras raças, com exceção dos humanos ulutiuns cujo tem uma boa relação, e seus e seus inimigos os gigantes do gelo. Como os anões do ártico são amigáveis e amantes da paz, tratam bem qualquer representante de outras raças, a menos que tenham motivos para fazer o contrario. Os inugaakalikurits se divertem em encontros com outros anões ou gnomos, pois os veem como uma combinação de sua aparência, mas com costumes muito estranhos.
Do mesmo modo com os humanos não ulutiuns, que são vistos como estranhos, devido sua cultura diferente da dos Ulutiuns. Os inugaakalikurits veem os elfos e meio-elfos com um pouco de duvida e medo, pois o único elfo que avistam são os alados, sobrevoando distantes, acima de suas casas nas montanhas. E os meio-orcs e tocados pelos planos, são vistos como criaturas exóticas para os anões do ártico.
Traços raciais:
+ 4 de força, -2 de destreza, + 2 de constituição, - 2 de carisma.
- Tamanho pequeno: por serem da categoria de tamanho pequena, os anões do ártico recebem +1 de modificador de tamanho no C.A, +1 de modificador de tamanho nas jogadas te ataque, +4 nos testes de esconder-se. Devem usar armas de tamanho pequeno, e sua capacidade de carga é ¾ da carga de um personagem de tamanho médio.
- Deslocamento básico dos anões equivale a 6 metros. No entanto, os anões são capazes de percorrer seu deslocamento básico, sem penalidades, mesmo quando utilizam armaduras médias ou pesadas ou transportam uma carga média ou pesada, ao contrário das outras, que sofrem uma redução no descolamento em situações semelhantes.
- Visão no Escuro: Os anões do ártico conseguem enxergar 9 metros no escuro. A visão apenas os permite enxergar imagens em preto e branco, mas é idêntica a visão normal em todos os demais aspectos e pode ser utilizada mesmo na escuridão completa.
- Estabilidade: O corpo dos anões do ártico é excepcionalmente estável. Um anão recebe +4 de bônus em testes realizados ou para resistir a um encontrão ou imobilização quando estiver em pé sobre chão firme.
- +2 de bônus racial nos testes de resistência contra venenos.
- + 2 nos de bônus racial nos testes de resistência contra magias e efeitos similares a magia: os anões possuem uma resistência inata contra magia.
- +1 de bônus racial nas jogadas de ataque contra gigantes: os anões do ártico são treinados especialmente em técnicas de combate contra seus inimigos ancestrais.
+4 de bônus de esquiva contra monstros do tipo gigante; esse bônus representa o treinamento militar especial dos anões, quando aprendem os truques desenvolvidos pelas suas gerações anteriores nas batalhas contra gigantes. Sempre que o personagem perder seu bônus de destreza na C.A (Durante a rodada surpresa por exemplo), também perderá esse bônus de esquiva.
- Região: Damara, O Norte, Vaasa, Anão do artico.
- Imunidade ao frio.
- Idiomas: Anão, comum e regional.
- idiomas adicionais: por região.
- Classe favorecida: Ranger e Bárbaro.
- Ajuste de level: +2
- Bônus de classe favorecida:
Caso selecionem uma classe favorecida, os anões do ártico podem escolher uma dentre as seguintes habilidades:
- Fúria prolongada: Quando irritados os anões do ártico se transformam em inimigos perigosos, capazes de levar o combate além dos limites comuns. Os anões do ártico recebem mais 3 rodadas de fúria diária.
- Arremessador de arpão: Os anões do ártico são apaixonados pelas lendas e histórias de seus ancestrais que caçavam utilizando os mirabulosos arpões árticos, alguns deles se dedicam a utilizar estas armas e acabam conseguido exito em seus treinamentos. O anão do ártico considera o arpão ártico uma arma comum (Ao invés de exótica) e pode realizar quaisquer jogadas arremesso com o arpão (Ou lanças) utilizando sua força ao invés da destreza.
- Vigor Anão: Os anões dourados aumentam seu ponto de vida máximo em 1. Sempre que ganharem nível de personagem o anão receberá +1 ponto de vida extra. Além disso, Sempre que realizarem um descanso longo o anão recuperará 1 ponto de vida adicional.
Equipamento dos anões do ártico:
Os anões do ártico, carregam habitualmente um punhado de armas, incluindo: machados de batalha, lanças médias, arcos curtos e lanças curtas. A maioria dos anões do ártico usam armaduras de pele, normalmente pele de urso polar, que é que mais apreciam. O ambiente rigoroso da grande geleira requer o uso de trenós, cães e raquetes de neve.
Os anões do ártico preferem os ter cães de montaria como mascotes e animais de caça. Quando caçam com trenós frequentemente perseguem suas presas até que fiquem esgotas, e assim finalizam com seus arpões árticos . Embora o arpão ártico seja difícil de manejar para os anões do ártico, eles insistem em usa-los de qualquer maneira, motivados pelas lendas, onde seus antepassados caçavam ursos polares extremamente grandes usando apenas os arpões árticos.
Arpão ártico Custo: Dano: Critico: Incremento de distancia: Peso: Tipo:
Arpão ártico 20P.O 1d8 x3 6 metros 3,5kg Perfurante
Apreciado pelos anões do ártico, o arpão é uma lança cuja a lamina é forjada com terríveis dentes. A haste desse arpão é presa a uma corda feita para controlar os inimigos atingidos. Mesmo que feita para caçar baleias e criaturas marinhas, esse arpão também é usado para caçar na terra. Caso cause dano a um oponente, o arpão pode se alojar na vitima caso a vitima falhe em um teste de reflexos de CD = 10 + dano causado.
A criatura atingida pelo arpão só pode se mover metade do seu deslocamento e não porde correr. Se perder em um teste de força a criatura atingida só pode se mover até o limite da corda. Caso a vitima atingida pelo arpão tente conjurar alguma magia, ela deve fazer um teste concentração (CD=15), se falhar o conjurador perde a magia.
A vitima atingida pelo arpão, pode remover o arpão de sua ferida, para isso ele deve ter as duas mãos livres além de uma ação de rodada completa para realizar a ação. Quando extraído, um arpão causa o mesmo dano de quando foi introduzido. Um teste de cura (CD= 10+ dano causado) pode remover o arpão sem causar dano, porem é preciso um minuto para realizar a tarefa.
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