sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Sub Raça Anã - Anão Cinzento





 Habitantes das grandes cidades subterrâneas, os anões cinzentos são parentes distantes dos anões do escudo, que hoje são conhecidos por sua crueldade e rancor. Essa sombria sub-raça anã segue uma vida dura de interminável trabalho. Assim como seus parentes dourados e escudos, os Duergar forjaram grandes impérios, como os reinos de Gracklstugh e o reino de aço de Dunspeirrin, localizados na eterna escuridão dos reinos do subterrâneo.


 Com uma estatura média de 1,20m, os anões cinzentos pesam quase tanto quanto um humano adulto. Enquanto outros anões tendem a ser robustos e musculosos, os duergar possuem corpos magros de musculatura fina, porem rígida. A pele dos anões cinzentos varia do cinza claro para o escuro, seus olhos são de um negro profundo e ambos os sexos são calvos. Os machos costumam usar barbas e bigodes bem cheios que variam do branco ao cinza claro.

 Os anões cinzentos, foram consumidos pelo rancor, acreditam que seu povo foi privado das coisas que lhes pertenciam por direito. Os duergar esperam e vivem em uma vida repleta de trabalho duro, devido a isso seus trabalhos são sempre rivalizados com os dos anões dourados e anões do escudo, mas infelizmente os duergar são perfeccionistas incansáveis que não encontram prazer em seus trabalhos. Apenas brincadeiras cruéis e pequenos tormentos, como atormentar os fracos ou indefesos, conseguem arrancar um sorriso o povo duergar.


  História: Os anões cinzentos dão inicio a sua história junto ao estabelecimento de Barakuir, um dos oito reinos de Shanatar. O Reino de ferro era dominado pelos anões do escudo do clã Duergar, veneravam Laduguer como seu patrono do reino. Quando juraram uma aliança com O Trono do crânio do dragão, os governantes do clã duergar pensavam que seu rei deveria ser eleito governante de shanatar ao fim da segunda guerra da aranha.  Quando foram negados após a segunda guerra da aranha, os Duergar foram consumidos pelo rancor, e logo, os anões de Barakuir se apartaram do resto do império, a estupidez dessa ação foi demostrada quando a guerra contra os ilitides de Oryndoll, uma cidade do subterrâneo abaixo das planícies brilhantes teve inicio em torno de – 8.100 CV. Enquanto Shanatar combatia os ilitides tentando chegar a um impasse, os exércitos inimigos conseguiram reforços externos e acabaram cercando as defesas de Barakuir. Quando a guerra dos devoradores de mente terminou, Barakuir fora vencida, e a maioria de seus habitantes foram convertidos em escravos.


 Depois de milênios de escravidão e incontáveis experimentos, os descendentes do clã Duergar foram transformados em uma nova sub-raça anã, os anões cinzentos. Apenas quatro mil anos antes do computo dos vales, os anões cinzentos se rebelaram contra seus amos ilitides, e finalmente se libertaram. Livres dos devoradores de mente, os anões cinzentos criaram suas próprias moradas ao norte no subterrâneo, abaixo das montanhas Orsraun e em cavernas isoladas abaixo da grande geleira.


 No norte, os anões cinzentos fudaram Gracklstugh, a cidade das laminas em – 3.717 CV. Sendo a primeira cidade do seu tipo no Norte, seus territórios cresceram sem rivais através do subterrâneo médio e superior. O reino profundo alcançou auge por volta de – 2.600 CV, mas em – 1.803 CV caiu em um lento decline devido a batalha com a nação quaggoth de Ursadunthar, que habitavam as profundidades da espinha do mundo. Durante séculos posteriores, os duergar combateram os bárbaros quaggoth, e assim as guerras nas profundezas continuaram até 1.350 CV.







 No coração de Faerûn, os anões cinzentos fundaram Dunspeirrin, a cidade das pináculos submersos , abaixo da monha Orsraun. Com o tempo, os territórios dos pináculos profundos( como passou a ser conhecido), cresceram e ocuparam o subterrâneo de Turmish e da Costa do Dragão. Em -1.850 CV, sob a liderança de sua mais poderosa rainha Duerra, os anões cinzentos iniciaram uma série de ataques contra os Drows de Undraeth, os devoradores de mente de Oryndoll (Os quais, que dizem que duerra roubou o segredo da invisibilidade) e outras raças do subterrâneo.


 Os exércitos de Duerra voltaram seu antigo ódio contra os restos de Shanatar profunda, e em -1.800 CV, os anões cinzentos oprimiram Ultoksamrin e Holorarar, e conquistaram para si as cavernas de Alatorin. Laduguer recompensou Duerra com a ascensão divina. Depois disso, dunspeirrin entrou em um decline que durou longos anos, o qual atualmente eles tem se empenhado a se recuperar. O regresso de Duerra ao subterrâneo durante o tempo das perturbações, gerou uma nova era de reconstruções do império, mais os exércitos de aço se encontram entrelaçados em um conflito que já vem durando anos contra o exército de ouro dos anões dourados pelo controle das cavernas antigas de Shanatar.


  Perspectiva: Os anões cinzentos olham o mundo com rancor, convencidos que sua família, seu clã, os outros anões e o resto do mundo os enganou e privou de seus direitos. Os duergar não mostram piedade dos incapazes e indefesos e desfrutam do tormento de seus prisioneiros. Desde a juventude os anões cinzentos são instruídos a crueldade do mundo, e são ensinados que seu destino é nada além do trabalho interminável acompanhado de abusos e por fim a morte.


 Os anões cinzentos raramente se aventuram por vontade própria. Aqueles que são exilados ou escapam de um castigo eminente, normalmente se dedicam a vida de aventureiro simplesmente para sobreviver. Os Duergar aventureiros se concentram frequentemente em riquezas materiais, se preocupando pouco com a situação dos demais.


 Outra grande característica desses povos é sua visão perfeccionistas. Um anão cinzento sempre irá trabalhar em qualquer tarefa almejando a perfeição e mesmo quando atingi-la sempre enxergará algum ponto superior em outros trabalhos que faltaram em sua obra.


Personagens anões cinzentos: Os perigos constantes do subterrâneo que os envolve são ensinados desde sua juventude, a maioria recebe treinamento como guerreiros ou ladinos, para defender melhor suas moradias contra aqueles que desejam roubar sua grande riqueza. Os clérigos também são comuns, por que aqueles que servem os deuses tem postos relativamente influentes dentro de seu clã. Os especialistas que combinam a arte tradicional da forja com artes arcanas se tornam membros de grande respeito. Entre os anões cinzentos os magos são mais comuns que os feiticeiros.


Linguagem e literatura: Assim como todos os anões, os anões cinzentos usam falam o idioma anão e usam o alfabeto rúnico Dethek. Eles também falam o idioma subterrâneo, usado como língua comercial nos reinos inferiores. O dialeto principal dos anões cinzentos é uma ramificação do dialeto dos anões do escudo com uma forte influencia das palavras drows e ilithides.


Os idiomas secundários são aqueles falados por seus inimigos tradicionais, incluindo : Draconico, Elfico (Drow), Gigante, Goblin e Orc. Aqueles que tem contatos com elementais de terra tentem a aprender o Terrano, assim como aqueles que comerciam com os povos da superfície tendem a falar o idioma comum. Todos os anões cinzentos sabem ler e escrever, exceto os bárbaros.


 Magia e conhecimento: Os anões cinzentos tem uma grande tradição de conjuradores divinos, sendo muitos desses servos de Laduguer ou Duerra. Os conjuradores arcanos são mais raros, mas os magos que são capazes de criar objetos mágicos se tornam anões de respeito.


  Magia e Conjuradores: Os anões cinzentos preferem magias que ajudam em suas habilidades de combate, artesanato, mineração ou que facilite a movimentação silenciosa.Como uma tradição, muitos anões escolhem o talento “manipulador mental duergar” que faz parte do conhecimento magico roubado dos devoradores de mente.


  Objetos Mágicos dos Duergar: Assim como na magia, os anões cinzentos preferem itens mágicos que ajudem no combate, tarefas e furtividade. Suas laminas geralmente são encantadas com as habilidades : Anti-criatura, afiada, anárquica, profana, sangramento, separar, trespassar poderoso. Martelos e maças, são comumente encantadas com: Anárquica, anti-criatura, atordoante, lançamento, profana e separar. Armaduras são encantadas com: Escorregadia, Forma etérea, sombria, silenciosa e resistência a magia.


Objetos mágicos comuns: Capa da aranha, pé de apagar rastros, anel de escudo mental. Os duergar são desconfiados com seus estrangeiros, mas seus mercadores comerciam com todo o subterrâneo. Esses objetos são encontrados com 10% de desconto em qualquer cidade grande duergar.

Objetos mágicos icônicos : os anões cinzentos tem fabricado muitos objetos mágicos icônicos, como os Escudos de absorção, virotes de espancamento e machados arruina-rocha . Veja mais abaixo [ ainda a colocar])

  Divindade dos duergar: Laduguer, o protetor cinzento, é o tirano severo dos duergar e o patrono da sub-raça. Embora os duergar venerem cada uma das divindades do Morndinsamman, só adoram verdadeiramente a laduguer e sua filha Duerra. Os anões sentem uma magoa e um rancor para com Moradin, pois até então a Benção do Trovão lhes foi negada.

 Antes do auge de Shanatar, cada um dos sub-reinos dos anões do escudo tinha sua própria divindade tutelar. O reino de Barakuir, dominado pelo clã duergar, honrava a Laduguer e nunca aceitaram a ascensão de Dumathoin como divindade titular dos anões do escudo. Os atenpassados dos anões duergar continuaram adorando fervorosamente a Laduguer, mesmo durante a escravidão nas mãos dos devoradores de mente de Oryndoll. Ao contrario de seus irmãos anões do escudo, os duergar não desenvolveram a pratica religiosa de venerar o panteão anão como um todo.

 Se diz que Duerra das profundezas, a filha de laduguer, havia sido uma grande rainha guerreira que roubou muitos segredos mágicos dos devoradores de mentes. Duerra é venerada sobre tudo pelos duergar que estudam as artes da invisibilidade e pelos militares que preferem esmagar seus vizinhos a comerciar com eles. Seu culto é particularmente mais forte abaixo das montanhas Osraun de Turmish, onde seus seguidores comandam Dunspeirrin, a cidade dos pináculos submersos.


  Relação com outras raças: Ariscos e duvidosos com os extranjeiros, os anões cinzentos tem más relações com todas as demais raças, incluindo outras sub-raças anãs. Os duergar olham para seus primos anões do escudo com um rancor particular, devido a falta de ajuda prestada por eles durante as guerras contra os devoradores de mentes. A luta entre parentes concretizou para sempre a inimizade com outras sub-raças anãs, um ódio que permanece ativo até os dias de hoje. Os anões cinzentos consideram os anões dourados rivais arrogantes e potencialmente perigosos, porem o comercio é possível entre ambos os lados.


 Existem muita desconfiança e duvida sobre as outras raças da superfície (Elfos, Meio-elfos, gnomos, halflings , Meio-orcs e tocados pelos planos), mas os anões cinzentos comerciam voluntariamente com qualquer individuo que parece superficialmente estupido, como pessoas que adentram o subterrâneo para negociar e buscar riquezas. Os duergar possuem uma rivalidade de longa data com os Drows e Svirfneblin, mas matem um comercio regular entre ambos e enfrentando um contra outro sempre que possível.



Traços Raciais:


- +2 de constituição, - 4 de carisma. Os duergar são extremamente reservados e introspectivos.


- Tamanho médio: Como criaturas médias, os duergar não sofrem nenhuma penalidade ou recebem qualquer bônus em relação ao tamanho.


- Deslocamento básico dos anões equivale a 6 metros. No entanto, os anões são capazes de percorrer seu deslocamento básico, sem penalidades, mesmo quando utilizam armaduras médias ou pesadas ou transportam uma carga média ou pesada, ao contrário das outras, que sofrem uma redução no descolamento em situações semelhantes.


- Estabilidade: O corpo dos duergar é excepcionalmente estável. Um anão recebe +4 de bônus em testes realizados ou para resistir a um encontrão ou imobilização quando estiver em pé sobre chão firme.


- Ligação com pedras: Essa habilidade concede +3 de Bônus racial aos anões em testes de procurar para identificar trabalhos incomuns de alvenaria, como paredes deslizantes, armadilhas de pedra, construções recentes (Mesmo erguidas para se igualar às antigas), superfícies rochosas instáveis, tetos de pedra que podem desabar e similares. Qualquer material que não seja rochoso, mas esteja disfarçado como uma rocha, também é considerado um trabalho incomum de alvenaria. Um anão que passar a 3metros de um trabalho incomum de alvenaria pode realizar um teste de procurar como se estivesse procurando ativamente; ele também é capaz de utilizar essa habilidade para localizar armadilhas construídas com pedras como um ladino. Os anões conseguem intuir a profundidade subterrânea com a mesma naturalidade que um humano é capaz de distinguir oque é acima e abaixo. Os anões possuem um sexto sentido relacionado a trabalhos em pedra e metal, uma habilidade inata que é utilizada e desenvolvida frequentemente em suas moradas subterrâneas.


- Familiaridade com armas: Os duergar consideram o machado de guerra anão e o urgosh anão como armas comuns.


- Visão no escuro 36 metros, os duergar possuem olhos adaptados a escuridão profunda do subterrâneo.


- Imunidade a paralisia, efeitos fantasma (ilusão), venenos mágicos e alquímicos (Mas não venenos naturais) Os duergar desenvolveram muitas resistências e imunidades durante a escravidão e torturas magicas e mentais dos devoradores de mentes.


- + 4 de bônus racial em testes de furtividade. Os anões cinzentos são excelentes para se deslocar em silencio.


- + 2 nos de bônus racial nos testes de resistência contra magias e efeitos similares a magia: os anões possuem uma resistência inata contra magia.


- +1 de bônus racial nas jogadas de ataque contra aberrações: os duergar são treinados especialmente em técnicas de combate contra seus inimigos ancestrais.



- +1 de bõnus em testes de Observar e Ouvir: na escuridão silenciosa do subterrâneo, a capacidade de avistar e ouvir qualquer coisa que esteja se aproximando é uma questão de sobrevivência para os duergar.


- +4 de  bônus de esquiva contra monstros do tipo aberração; esse bônus representa o treinamento militar especial dos anões, quando aprendem os truques desenvolvidos pelas suas gerações anteriores nas batalhas contra aberrações. Sempre que o personagem perder seu bônus de destreza na C.A (Durante a rodada surpresa por exemplo), também perderá esse bônus de esquiva.


- + 4 de bônus racial nos testes de Avaliação relacionados a objetos de metal ou pedra: os duergar são familiarizados com objetos de valiosos de diversos tipos, especialmente de pedra e metal.


- +2 de bônus racial nos testes de Ofícios relacionados a objetos de metal ou pedra: os duergar são naturalmente eficientes para trabalhos com esses matérias.


- Habilidade similar a magia: 1/dia - Aumentar pessoa e invisibilidade, conjuradas como um feiticeiro com o dobro de nível do duergar ( No minimo 3º) Esses efeitos afetam somente ao duergar e seus equipamentos.


- Sensibilidade a luz: Os duergar sofrem -2 nas jogadas de ataque e testes de resistência sob a luz solar intensa ou quando estão em áreas afetadas pela magia luz do dia.


- Idiomas basicos: Anão, Subterrâneo, terra natal. Idiomas adicionais: Comum, Dracônico, gigante, Goblin, Orc e Terran.


-Regiões: Anão cinzento, O Norte, Turmish, Vaasa, Orla de Vilhon. A maioria dos personagens duergar tem pouco contato com outras culturas e normalmente escolhem a região dos anões cinzentos.


- Classe favorecida : guerreiro e ladino.


- Ajuste de nível: +2


- Bônus de classe favorecida:
Caso selecionem uma classe favorecida, os anões cinzentos podem escolher uma dentre as seguintes habilidades:

- Vigor Anão: Os anões cinzentos aumentam seu ponto de vida máximo em 1. Sempre que ganharem nível de personagem o anão receberá +1 ponto de vida extra. Além disso, Sempre que realizarem um descanso longo o anão recuperará 1 ponto de vida adicional.

- Espião armadurado: Os anões cinzentos recebem proficiência com armaduras leves e médias. Quando estão utilizando armaduras leves ou médias, os anões cinzentos reduzem em -2 as suas penalidades de armadura.

- Maestria em laminas curtas: Os anões recebem +1 de bônus em jogadas acerto feitas com qualquer espada curta ou adaga.

- Golpes de Crueldade: Os duergar sempre se aproveitam de pequenas vantagens e trapaças para debilitar seus adversários e inimigos. Sempre que utilizar seus ataques furtivos, e seus dados de dado do ataque furtivo tiverem 1 como resultado, altere o resultado para 2.

Um comentário:

  1. ameiii nossa, muito bom, muita informação útil, espero que faça com outras raças!

    ResponderExcluir