sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Sub Raça de Gnomo - Gnomo da Floresta

Se é considerável, que os gnomos das profundezas são  como as ovelhas negras da família dos gnomos,(Um titulo mais apropriado para os Spriggan) então os gnomos dos bosques são como os parentes mais reservados dessa família. Vivem de maneira tão reclusa que muitas vezes a gente grande tem os “descoberto”, mesmo que eles estejam vivendo em Faerûn a séculos .

Os gnomos da floresta são tão silenciosos e tranquilos, e tão extremamente reservados que tomam medidas de grande desconforto para evitar o contato com outros, a menos que tenham uma grande necessidade para romper o silencio. Onde os gnomos das rochas são amistosos e falantes, os gnomos das profundezas são mal-humorados e reservados, os gnomos da floresta são praticamente invisíveis. Por esta razão muitos (até mesmo outros tipos de gnomos) nunca viram um gnomo da floresta.

 Os gnomos da floresta são menores que os outros gnomos, tendo uma estatura média de 72 cm e pesando em torno de 15 kg. Ao contrário dos outros gnomos, usam cabelos e barbas compridas, chegando até a altura dos pés quando não se preocupam em apara-los. Os homens a costumam cortar suas barbas formando pontas (normalmente no queixo ou na ponta do bigode) ou a enrolam de uma maneira que parecem chifrinhos, que vão de um lado a outro do rosto.


A cor de sua pele é parecida com a de cascas de arvores, seus olhos são normalmente castanhos ou azuis e seus pelos variam entre o castanho, ruivo, negro ou loiro escuro e normalmente ganham um tom grisalho com o avançar da idade.  Os gnomos da floresta podem viver quase 400 anos alguns indivíduos da raça conseguem estender pouco mais essa faixa de idade. Um gnomo da floresta atinge a por volta dos 150 anos.

                                                                     História:
 

 Os gnomos da floresta fizeram um impacto ainda menor que os gnomos das profundezas e das rochas na história de Faerûn. Possivelmente tenham salvo várias florestas de uma exploração excessiva durante séculos, mas seus esforços são ignorados, já que são raras as vezes (se é que existiu alguma) onde foram vistos. Entre eles, as vezes a passagem dos anos é marcada mediante a acontecimentos significativos( Bons ou ruins) que ocorreram dentre seus povos ou nas florestas onde habitam, porem esses detalhes são muitas vezes triviais e significam pouco para os estrangeiros.


                                                                   Perspectiva:
 A grande maioria dos gnomos da floresta só desejam que os deixem em paz para poder desfrutar a beleza de seus lares escondidos. Não são particularmente desconfiados com as pessoas de fora de seus povoados assim como não odeiam aqueles que tratam a floresta com respeito. Contudo, não conseguem entender como as pessoas de fora tem tanto interesse em seu povo e sua maneira de viver.
  A maioria dos gnomos da floresta que vivem fora de suas casas são ilusionistas, embora alguns indivíduos decidem se tornar druidas ou clérigos quando necessário. Os ilusionistas ajudam aos gnomos da floresta a se ocultar, escondendo através da magia suas casas e trabalhos, os clérigos e druidas trabalham duro durante os anos para manter a saúde da floresta onde vivem em boas condições.

 Os gnomos da floresta quase nunca veem um motivo para abandonar suas casas, mas as vezes é inevitável que o façam. Os gnomos da floresta aventureiros podem sair de suas casas voluntariamente para buscar uma solução que resolva os problemas de suas florestas tendo como esperança aprender mais sobre as áreas que circundam a floresta e assim elaborar defesas apropriadas para proteger sua comunidade contra as ameaças externas.


                                          Gnomos da floresta como personagens:
 Poucos gnomos da flores escolhem a profissão de aventureiro ao invés de se dedicar ao artesanato ou tratamento das floresta, e quando fazem normalmente se tornam especialistas incomparáveis na artes silenciosas. Os gnomos se apaixonam com qualquer tipo de canção e alguns decidem se tornar bardos (quando não são tímidos). Os gnomos da floresta possuem uma natureza reverencial e por isso são excelentes druidas e clérigos, porem nenhum gnomo da floresta se considera um guerreiro ou rangers oque tornou quase inexistente a presença dessas classes dentro da raça.

Devido ao seu pequeno tamanho e sua natureza sigilosa, os gnomos da floresta são bons ladinos, agindo como espiões (que normalmente trabalham para sua própria raça acima de tudo). Os gnomos da floresta estudam a Arte arcana como uma forma mais efetiva de impedir que a gente grande invada ou descubra seus lares, e muitos acabam se tornando especialistas na escola de ilusão.


                                                               Sociedade:
Viver como um gnomo  é algo idílico, só se alimentam do que recolhem, principalmente frutas, nozes , bagas e raramente carne. As comunidades dos gnomos podem possuir menos de cem integrantes e podem ser tão pequenas a ponto de ser apenas uma família. As casas nessas aldeias são frequentemente escavadas em troncos de arvores gigantes e de madeira dura, essas casas são tão habilmente criadas que a maioria das pessoas é incapaz de perceber uma arvore habitada por gnomos da floresta (CD 20 de sobrevivência para detectar), os druidas gnomos aprenderam muitas maneiras de criar suas casas sem danificar ou prejudicar a arvore, que é mais um fator que dificulta a detecção.

 Estas casas as vezes se mantem em distancias grandes das outras, proporcionando as famílias dos gnomos um respeito maior as suas intimidades, apesar da maioria das vezes diversas famílias de gnomos optarem por viver juntos de maneira confusa e aglomerada. O interior desses curiosos lares,  consiste em pequenas habitações postas uma em cima da outra unidas por escotilhas ou escadas . Cada uma habitações mede por cerca de 1,20 metros de altura, oque normalmente trás incomodo para a gente grande que não dispõe de auxílios mágicos. Essas habitações cilíndricas possuem janelas que permitem a entrada da luz solar, mas apesar de serem janelas são tão camufladas que são indistinguíveis quando vistas pelo meio externo. A comunidade desses gnomos se reúne normalmente em câmaras subterrâneas, escavadas dentro das zonas florestais e normalmente reforçadas com pedras ou colunas de madeira. Cada casa da comunidade é conectada a câmara por um estreito túnel com as medidas mínimas para que um gnomo da floresta possa se mover.

 A maioria das crianças gnoma tem permissão para fazer oque quiserem, e frequentemente passam o dia se divertindo e jogando com seus pais e observando como os adultos cuidam do entorno onde vivem. As crianças aprendem como se comportar por meio dos exemplos, e isso resulta em uma tranquila e quase religiosa reverencia a abundante vida das florestas que os rodeiam. Os gnomos da floresta respeitam seus anciãos, e gnomo mais velho dentre os outros se torna responsável pela comunidade, não importando seu sexo. Eles não possuem um interesse demasiado em politica, e o patriarca simplesmente atua como um conselheiro sábio na maior parte do tempo. Fora de seus lares, os gnomos da floresta são solitários, se dois ou mais estão juntos, formam um grupo isolado, frequentemente falando em sussurros entre si. Nestes casos, o gnomo de maior idade é o líder nominal.


                                                   Relações com outras raças:
  Não é de se dizer que os gnomos da floresta não se dão bem com outras raças, mas simplesmente as evitam tanto que há poucas oportunidades para interagir com elas. Quando se encontram com estrangeiros amáveis e respeitosos, os gnomos da floresta aproveitam a ocasião, embora sejam tímidos. Se lhes é dada a oportunidade, podem ser fiéis amigos. Os gnomos que já encontraram com estrangeiros, preferem normalmente ter contato com os gnomos da rocha, elfos da floresta e selvagens e halflings espectrais do que com o resto. Isso se deve ao fato destas raças compartilharem do respeito que os gnomos da floresta tem pelo meio natural.

 Com respeito as raças normais, os gnomos da floresta não tem preocupação com elas. Contudo eles possuem um ódio profundo pelos orcs, kobolds e homens-lagarto, pela maneira que estas raças abusam das florestas e da natureza em geral. Também se mostram hostis com os humanos que trabalham como lenhadores e caçadores que danificam os bosques apesar dos esforços dos gnomos.

  • Traços raciais:
Os gnomos da floresta possuem os mesmos traços descritos no livro do jogador, exceto pelas seguintes modificações.

- +2 de inteligência – 2 de força.
- +4 de bônus racial nos testes de esconder-se, este bônus aumenta para + 8 se o gnomo estiver dentro de qualquer tipo de floresta. (Esse bônus é dado além do bônus de esconder-se da categoria de tamanho pequeno)
- +1 nas jogadas de ataque contra orcs, kobolds, goblinoides e humanoides reptilianos.
- Habilidades similar a magia: sem limites; passos sem pegadas e falar com animais.  Essa habilidade é tratada como capacidade inata dos gnomos de realizar certos truques de magia, e só podem usa-los sobre si.
- Ajuste de nível +1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário