segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Sub Raça de Gnomo - Gnomo das Rochas

Os gnomos das rochas são os gnomos com qual a maioria da pessoas estão familiarizadas, tanto que, quando alguém diz “gnomo”, normalmente está se referindo à um gnomo das rochas. Ao contrario de seus parentes das profundezas e das florestas, os gnomos das rochas são tagarelas e curiosos. São conhecidos por toda Faerûn como técnicos, alquimistas e inventores, assim como ilusionistas de mais alto nível.

 Não se interessam muito em viver em grandes cidades, onde seus talentos tem grande demanda, preferindo viver nas colinas onduladas nos campos. Porem em qualquer lugar onde são encontrados, mostram entusiasmo incrível pela vida e por todos os prazeres que ela pode oferecer.
Os gnomos das rochas costumam medir entre 90 cm a 1,15 m de altura pesando por volta de 20 kg. Sua pele varia entre muitas tonalidades morenas porem não são afetadas pela exposição ao sol. O cabelo dos gnomos jovens podem variar muito (muito mesmo) nas cores, porem quando envelhecem quase todos ficam com seus cabelos grisalhos ou  totalmente brancos. Os machos costuma usar bigodes e barbas cuidadosamente penteadas.

 De acordo como o ponto de vista de um gnomo, a vida deve ser apreciada em todas as suas faces seja ela trabalho ou lazer, oque importa é o processo e não o objetivo, inclusive se esses objetivos (Como talhar gemas perfeitamente) acabam se tornam valiosos por si só, e isso vale para qualquer coisa que um gnomo faça, desde cozinhar a trabalhar em uma mina, onde o realizarão fazendo algum tipo de piada ou brincadeira.


 Os gnomos das rochas jovens tem uma infância alegre, é esperado que os gnomos aprendam durante sua adolescência os princípios de um trato comercial útil e dominem a autodefesa básica.  São encorajados a encontrar interesse em qualquer tipo de passa tempo até que encontrem alguma atividade que se encaixe perfeitamente com seu temperamento, oque faz com que cada gnomo tenha paixão verdadeira pelo que faz. Quando chegam aos 40 anos, é chegada a hora de fazer a maior festa de toda sua vida, a partir disso a expectativa média de vida dos gnomos roda entre os 350 anos, embora alguns consigam viver até uns 500, sabe lá como.


 História: 
Os gnomos das rochas são uma das grandes raças de Faerûn.  Embora não sejam tão numerosos e influentes como outras raças, existem gnomos disseminados por todo o continente. Os gnomos tem tido um papel importando na criação e desenvolvimento de armas de fogo em Faerûn, e são reconhecidos como mestres desses mecanismos complicados.

 Nunca houve nada parecido a um império de gnomos, nem mesmo uma nação, mas se os gnomos pudessem escolher um lugar para chamar de lar, esse lugar seria as ilhas de Lantan, apesar de poucos gnomos terem ido para lá ou tenham pouco mais do que lendas sobre lá quando eram pequenos.


 Perspectiva: Os gnomos das rochas são geralmente otimistas, vendo o mundo como um jogo que os deuses, em sua infinita sabedoria, colocaram perante a eles como um desafio definitivo, um desafio que nunca poderá ser completamente resolvido. Sua maior alegria é se ver envolvidos em descobertas dos mistérios da criação, um ato que faz com que se sintam mais próximos dos deuses a cada dia que se passa, e em segundo lugar, pregar peças e fazer brincadeiras. Os gnomos são seres extremamente apaixonados por piadas, festas e brincadeiras (de mau gosto ou não), e as vezes acabam sendo imprudentes nessas brincadeiras, ou até destrutivos (quando são magos ou arcanistas). Em sua adolescência, os gnomos das rochas são encorajados a se interessar pelo maior numero de coisas possíveis, e finalmente quando encontram algo que realmente os deixem intrigados e que ascenda sua imaginação gnomesca, são conduzidos a uma carreira profissional que possam se dedicar pelo resto da vida. Quase todos os gnomos das rochas adoram seus trabalhos, uma das razões pela qual os gnomos das rochas possuem uma boa disposição.

 Certamente os gnomos gostam tanto de seu tempo livre quando seu trabalho. São conhecidos por realizar as mais “selvagens” celebrações tendo pouquíssimos pretextos. Quando tem verdadeiras razões para fazer celebrações, suas festas podem durar dezenas.

 Embora a maioria dos gnomos sejam muito caseiros, no fundo de seus corações , alguns simplesmente não podem resistir a necessidade de sair para explorar o mundo. Curiosos por natureza, os gnomos se sentem às vezes obrigados a fazer qualquer coisa necessária para aprender sobre alguma coisa que queiram. Outros mais gananciosos partem em busca de fama e fortuna, infelizmente esse é um sonho fugaz, já que até mesmo o gnomo mais famoso não passa de outro membro da comunidade quando volta pra casa.


 Gnomos das rochas como personagens: Os personagens gnomos das rochas com fortes laços com sua comunidade, frequentemente se tornam clérigos, magos ou rangers. Os gnomos das rochas que desejam viajar ao mundo quase sempre se convertem em bardos ou ladinos. Ilusionistas são muito comuns dentre os gnomos, primeiramente porque podem realizar grandes trabalhos para ocultar seus lares , garantindo a privacidade que desejam e a segurança que requerem, e em segundo, os ilusionistas possuem uma magia mais divertida ao ponto de vista dos gnomos , os mais hábeis na arte, podem contar historias visualmente com suas ilusões, criando uma nova forma de arte que exclusiva para os ilusionistas , tornando assim a escola a preferida dos gnomos .


 Sociedade dos gnomos das rochas: A vida dos gnomos das rochas está repleta de longos períodos de trabalho que se arrastam pelas dezenas, salpicadas de celebrações jubilas onde esses esforçados trabalhadores conseguem se divertir e relaxar. Este tipo de vida é a preferida pela maioria dos gnomos, e se consideram abençoados pelos deuses por conseguir desfrutar desse tipo de vida. Uma vez, quando um gnomo atinge a idade adulta, é esperado que ele escolha uma carreira e trabalhe incessantemente nesta para ser o melhor possível dentro desta carreira. Alguns gnomos mudam de profissão durante a vida (alguns mais do que outros), porem isso é relativamente raro. A maioria dos gnomos encontra a profissão que gostam e continuam com ela o máximo que podem.
 inclusive durante o trabalho, os gnomos são uma raça amistosa e amante da diversão, estão constantemente contando piadas, onde muitas dessas fazem seus companheiros (gnomos quase sempre) morrer de rir. As brincadeiras também estão presentes, sempre e quando não atrapalham no ambiente de trabalho. Todos os gnomos gostam de uma boa brincadeira, mas também insistem em acabar seus trabalhos.
Muitos gnomos trabalham como mineradores, embora não sejam tão eficientes e agressivos quanto os anões,  são excelentes na arte de extração de minérios de seus veios. Outros se dedicam ao trabalho de talhar rochas ou gemas. Seus trabalhadores de metal preferem trabalhar com metais leves como ouro, prata ou similares, embora também sejam bons trabalhados com metais duros como aço.
 Também são excelentes marceneiros e carpinteiros, os gnomos das rochas de Faerûn se encontram entre os artesãos mais talentosos na fabricação de brinquedos, relógios, engenharias e armas de fogo, tanto que se tornou habitual para os gnomos das rochas portarem armas de pólvora.
 A culinária dos gnomos não é muito atrativa para os forasteiros. Ela tende a ser insossa e cozida demais ou cozida demais e muito salgada; companheiros gnomos confiáveis afirmam ter experimentado alguma que foi insossa e bem salgada, embora ninguém saiba muito bem como os gnomos cozinheiros tenham conseguido isso. O seu pão (salgado) é sem fermento. Todos os gnomos gostam muito de doces de rocha, e alguns comem sal-gema com a mesma satisfação.
 Os gnomos, no entanto, são excelentes cervejeiros e viticultores. Muitos deles são músicos talentosos também. Estes dois fatos contribuem grandemente para a reputação dos gnomos como convidados das festas maravilhosa e anfitriões ainda melhores.
 A maioria dos assentamentos gnomos são pequenos, é muito difícil encontrar algum com mais de 500 adultos em uma zona ampla. Contudo, essas comunidades se encontram bem próximas umas das outras, normalmente a poucos dias ou dezenas de viagens.

As “tocas” dos gnomos das rochas são geralmente pequenas porem muito bem organizadas e limpas. Para os casados, cada um possui um quarto separado, mas os filhos devem dividir o mesmo cômodo. Os adolescentes são separados por sexo, cada sexo em um cômodo diferente.  Muitas das tocas dos gnomos são unidas as tocas de seus parentes, oque significa que muitos gnomos não saem para o exterior durante o dia, uma das razões pelo qual seus lares passam despercebidos por tanto tempo para a gente grande.



 Quando viajam ou saem para aventuras, os gnomos saem ou sozinhos ou em pequenos grupos. Estes grupos são geralmente formados por grandes amigos ou parentes (ou os dois ao mesmo tempo). 
Os gnomos das rochas possuem uma amizade com muitos tipos de animais escavadores, como topeiras, musaranhas, texugos e carcajus. Estas pequenas criaturas sevem como pequenos guardiões dos lares do gnomos.



 Relação com outras raças: Os gnomos das rochas se dão as mil maravilhas com todas as roças normais de personagens. Se dão particularmente bem com os anões, cujo compartilham de um amor pelas joias bem trabalhadas e aparatos mecânicos.  Também possuem uma amizade com os halflings, que sabem aguentar uma boa brincadeira ou piada, O estilo de suas casa  e suas estaturas similares já formarem laços suficientes, mas é a maneira cujo desfrutam a vida que realmente os une.
 Os gnomos das rochas são um pouco mais cautelosos com a gente grande, mas essas medidas são substituídas por entusiasmo quando alguém mostra interesse no conhecimento sobre os trabalhos dos gnomos ou suas paixões.
 Os orcs, trolls e kobolds tem um local frio reservado no coração dos gnomos. Embora os gnomos das rochas tenham muita dificuldade para odiar alguém, sua longa experiência com estas raças lhes ensinou que não é aconselhável dar brechas para essas raças, além do fato, de não aguentarem uma boa brincadeira.


Características da raça:
Os gnomos das rochas recebem todos os traços descritos no livro do jogador com as seguintes modificações:

+ 2 de inteligencia - 2 de força

Obsessão: Os gnomos da rocha recebem + 2 em uma profissão ou oficio qualquer a sua escolha. (Esse traço substitui  o bônus em alquimia.)

-Classes favorecidas: Mago, Ladino e Bardo.

 Bônus de classe favorecida:

   Mago:
  - No 1º nível um gnomo que escolha a escola de ilusão recebe a habilidade "Só os gnomos podem ver". Duas vezes por dia, o gnomo pode tocar seu familiar, e conceder a ele os efeitos da magia invisibilidade.

 - No 6º nível, um gnomo que escolha a escola de ilusão recebe a habilidade " Gorro de gnomos". Com essa habilidade o gnomo é capaz de tornar um chapéu ou toca (somente seu), em um compartimento magico que pode carregar até 10 kg, o gnomo só pode colocar coisas de largura igual ou menor a boca do gorro e com menos de 50 cm de comprimento.

Além disso, o gnomo é capaz de carregar seu gorro com até duas magias da lista de suas magias conhecidas. Assim que feito, o gnomo paga normalmente por essas magias como se tivesse conjurado-as. Essas magias não se perdem até que o gnomo as use. Para conjurar as magias contidas no gorro o gnomo precisa estar em contato com o gorro e usar uma ação padrão. Caso o gorro seja destruído, essas magias são liberadas, nem sempre com os efeitos desejados.

- No 8º nível, um gnomo mago recebe um talento de criação como um talento adicional. 

- No 14º nível, um gnomo que escolha a escola de ilusão, duas vezes por dia é capaz de conjurar uma magia de ilusão adicional por rodada, mas para isso todas as magias conjuradas na rodada precisam ser de ilusão.

    Ladino:

- No 1º nível, o ladino gnomo recebe proficiência com qualquer besta e armas de fogo.

- No 5º nível, um ladino gnomo é capaz de criar engenhocas que o auxiliam em seus afazeres. O ladino deverá realizar um teste de oficios e profissão (os mais apropriados para fazer o item que deseja) para criar seu item.

 O item criado geralmente é um dispositivo tecnológico que lhe concede um bônus de +2 em  até 3 pericias (CD=15 para uma pericia, 25 para duas e 35 para 3). para manter o item funcionando o gnomo deve fazer manutenção em seu dispositivo diariamente. Caso não seja usado ou danificado o dispositivo não irá precisar de manutenção.  O primeiro dispositivo do gnomo não terá custos, porém, caso perca ou destrua seu dispositivo ele deverá pagar pelas peças para construir um novo. As peças custam 150 moedas de ouro para cada pericia que o dispositivo afeta.


- No 7º nível, o ladino gnomo é capaz de fazer uma criação especial. Esta criação pode ser uma arma feita a partir de suas criações loucas ou um avanço alquímico para suas bombas alquímicas.

Caso escolha a arma, este deve ser uma besta ou arma de fogo. para cria-la o gnomo precisa realizar uma série de testes de pericia para decidir suas características.

Arma do criador (obra Prima):
Teste:        (CD= 0 a 15)       (CD= 20)            (CD=28)
Dano:               1d4                     1d6                     1d8
Alcance:          10m                    18m                    36m
Recarga:       Padrão            Movimento             Livre
Porte:             Tri-pé             Duas mãos         Uma mão
Critico:               x2                      -                           x3
Habilidade*:      C                      B                           A

* C: Sua arma é equipada com um sistema de roldana de lançamento capaz de lançar um arpéu com corda até 20 metros de distancia:

* B: Sua arma é equipada com uma lamparina a óleo que pode servir como lanterna e é ativada/ apagada por uma pequena alavanca na lateral da arma.

* A: Sua arma é capaz de cuspir uma língua de fogo de 3 metros de alcance em linha (3d6 de dano de fogo, CD: 16 de reflexos pra reduzir a metade). Utilizar essa função é uma ação padrão e para isso a arma consome uma lata inteira de óleo. recarregar a o óleo da arma é exige uma ação de rodada completa.  

 Invenção alquímica:

Como alquimistas natos os gnomos acabam criando (ou errando) misturas aprimoradas para suas bombas alquímicas. Sendo assim o gnomo ao escolher essa habilidade deve fazer uma jogada de alquimia para determinar qual das seguintes descobertas alquímicas ele "criou".

Efeitos Químicos:

CD: 25 = Gás ártico. (projétil de área) O gnomo acaba descobrindo gases em temperaturas negativas capazes de congelar inimigos e objetos. Custando o dobro do valor da bomba alquímica normal, esta bomba causa dano de frio em uma área de 4 quadrados por 2 rodadas (CD= 10+ dano causado pare reduzir a metade).

CD: 20 = poeira do inferno.(ataque de toque a distancia) O gnomo é capaz de criar uma bomba que utiliza um pó alquímico que em contato com o ar se aquece em temperaturas anormais. Atingindo o alvo com sua bomba alquímica o alvo será coberto pela poeira do inferno, no primeiro turno ele recebera 1 ponto de dano de fogo, no segundo turno ele recebera metade dos dados de dano de sua bomba alquímica como dano de fogo, e no terceiro turno ele receberá  a outra metade dos seus dados de dano da bomba alquímica porem maximizados.

CD: 15 = Luminária (projétil de área). O gnomo é capaz de criar uma bomba alquímica que pode cegar os oponentes mais próximos e debilitar os mais distantes. realizando uma jogada de projétil de área o gnomo que lançar essa bomba química cega os alvos ajacentes ao quadrado bomba caiu por uma rodada e ofusca todos em 3 metros por 10 rodadas.

CD: 1 (falha Critica) = Pó verde (projétil de área). O mais perigoso de todas as bombas já cridas pelos gnomos é a bomba de pó verde, uma especie de bomba baseada e uma pólvora muito instável que explode com movimentos bruscos, calor, choque, descargas elétricas, barulhos elevados, miados de gatos pretos etc.

O CD para criar uma bomba alquímica de pó verde aumenta em 5, e qualquer falha critica no teste representa uma explosão imediata. essa bomba causa dano de fogo em todos dentro de sua área (4 quadrados) porem os dados usados para calcular o dano da sua bomba alquímica aumentam para d10 (CD: 10+ nível do ladino + mod de inteligencia pra reduzir a metade)


        Bardo:

- No 1º Nível: Um gnomo bardo pode selecionar uma forma de atuação como sua obsessão ao invés de uma profissão ou oficio, representando a paixão verdadeira pela arte empregada pelo bardo.

- No 7º Nível: Um gnomo pode realizar o "Ritual Secreto de Blingard" para envolver seu instrumento musical em magia. O ritual demora 10 horas, ao terminar, o instrumento musical do gnomo torna-se obra-prima e mágico. O instrumento do gnomo após o ritual é capaz de reproduzir até 3 vezes por dia os efeitos da magia "som fantasma", 1 vezes por dia imagem silenciosa e 1 vez por dia "alarme". Além disso, sempre que o gnomo chamar o nome de seus instrumento, o instrumento pode criar patas ou pernas e se mover (9metros) até seu dono. Se o gnomo contar qualquer detalhe sobre o ritual para um não gnomo, seu instrumento se torna instantaneamente um pedaço podre de madeira fedorenta, e nunca mais poderá realizar esse ritual novamente.

- No 10º Nível: O gnomo recebe a canção Gargalhada dos Gnomos. Usando uma de suas utilizações de musica de bardo, o bardo é capaz de encantar uma criatura que possa compreender seu idioma, fazendo ela cair em um profundo ataque de gargalhadas (CD: Resultado do teste de atuação), caso falhe no teste a criatura alvo caria perderá seu bônus de destreza na C.A e será incapaz de conjurar magias ou atacar enquanto permanece sobre o efeito. A cada rodada subsequente o alvo afetado deve refazer o teste para determinar se ainda continuará sobre o efeito da canção, após 3 rodadas sob o efeito dessa canção o alvo se tornará imune aos efeitos dessa canção e voltará a agir normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário