sábado, 8 de setembro de 2012

Novas Raças - Goliath


Goliaths são criaturas enormes sem medo de jogar seu grande peso para dentro de uma luta. Esses nômades altamente competitivos podem vir a ser aliados poderosos aliados e adições bem-vindas para qualquer grupo de aventureiros.

Goliaths são conhecidos por sua ousadia quase temerária. Em suas casas de montanhas, saltam de precipício, sem se importar com as consequências fatais de um passo em falso. Eles colocam grande estoque de clã e da família, a vida nas montanhas ensina até mesmo o mais jovem goliath confiar completamente em seus companheiros para uma mão através de uma fenda. Porque a maioria dos goliaths são caçadores-coletores, eles tendem a ser curioso, sempre curioso sobre se melhor caça encontra-se sobre a crista seguinte ou boa fonte de água pode ser encontrada no desfiladeiro próximo.

Golias são completamente antipáticos para com os membros da tribo que não podem contribuir para o bem-estar da tribo. Goliaths velhos, doentes ou com outros enfermos são exilados de seus clãs para nunca mais voltar.



  Aparência física: 

Um típico goliath é maior do que o maior meio-orc. A maioria ficar entre 2,10 a 2,30 metros de altura e pesam entre 120 e 150 quilos. Ao contrário da maioria das outras raças, não há nenhuma diferença apreciável na altura ou peso entre machos e fêmeas goliaths.

Goliaths tem a pele cinza, salpicada de manchas escuras e claras que os xamãs dizem indicar o destino do Goliath.  Sua pele é repleta de litodermes – protuberâncias de ossos do tamanho de moedas que crescem como pedras em seus braços, ombros, torso e cabeça. Os crânios possuem uma crista óssea saliente na altura das sobrancelhas, queixo largo e ocasionalmente litodermes também. Goliaths do sexo feminino possuem cabelos escuros em suas cabeças, que crescem a uma grande extensão e sempre são mantidos trançados. Geralmente os goliaths do sexo masculino são totalmente calvos. Os olhos dos goliaths são de um azul ou verde brilhante, e muitas vezes eles parecem brilhar um pouco debaixo de suas sobrancelhas franzidas. Devido a sua pele possuir manchas de significado cultural, goliaths geralmente se vestem da maneira mais leve possível, exibindo os seus padrões de pele para que todos possam ver.

Pela mesma razão, poucos goliaths acham de bom grado fazer uma tatuagem, para eles desenhar em sua pele é o mesmo que tentar reescrever o próprio destino. Goliaths às vezes decoraram-se com joias e anéis, sem sua maioria presos em suas orelhas, sobrancelhas ou nariz. As litodermes de um Goliath também são lugares comuns para incorporar uma joia ou duas, apesar de poucos terem a determinação nervosa para realizar essa façanha mais de uma vez.

  Relações com outras raças:

Quando encontrado nas montanhas, os goliaths são exteriormente amigáveis para aqueles que não ameaçam a tribo e são capazes de manter-se no movimento de “pico-a-pico” como eles. Os seres humanos que desbravam as montanhas (rangers e druidas na maioria das vezes) muitas vezes podem ganhar uma saborosa refeição ao ajudar relativamente um grupo de caçadores goliaths.

Goliaths mantem os anões no que pode ser dito como “um elevado respeito particular”, sempre desejando que as suas tribos tenham a aptidão dos anões para criar armas. Alguns dos mais bravos goliaths descem para dentro dos túneis e cavernas naturais sob montanha em busca de uma comunidade anã para negociar. As raças “menores que humanos” são vistos com curiosidades, porem, um gnomo ou halfling que vença um goliath numa disputa de escalada é merecedor de grande respeito. Goliaths veem a longevidade prolongada dos elfos como algo vagamente assustador, tendo dificuldade de imaginar uma pessoa que poderia ter conhecido um grande-grande avô.

A atitude de uma tribo de Goliath para quaisquer gigantes próximos varia muito. algumas tribos anseiam por oportunidades comerciais com os gigantes, as armas dos gigantes não estão à altura dos padrões anões, mas elas são feitas em tamanhos maiores ( Oque é muito apreciado pelos goliaths) No entanto, os gigantes têm o mau hábito de tentar transformar os goliaths em seus escravos, usando-os para tarefas que os gigantes não consigam realizar por serem grandes demais ou muito preguiçosos. Inevitavelmente o conflito se segue, tendo como término com alguns gigantes mortos, Goliaths em fuga ou acorrentados como escravos para um gigante-senhor.

Goliaths tendem a manter goblinóides e orcs (incluindo meio-orcs) no comprimento de um braço, observando-os, já que os "povos-de-baixo" cujo mantém comércio os descrevem como baderneiros.

  Alinhamento:

Goliaths tem uma ligeira tendência para alinhamentos caóticos, o que se reflete em seu desejo de viajar e as pequenas comunidades móveis em que vivem. Ainda assim, cada tribo goliath tem um ou mais juízes que resolver disputas dentro do clã, e tais goliaths são totalmente leais.
Golias têm uma leve preferência para o bem sobre o mal, uma vez que entre os altos picos das montanhas, a sobrevivência se torna muito mais fácil quando se ajuda uma goliath companheiro sem insistir em recompensas.

  Pisicologia:

Goliaths amam a competição de uma forma significativa e a tem como sua visão de mundo. Um goliath instintivamente mantém o placar sobre qualquer coisa que é um desafio, e casualmente menciona como seus feitos ou ações fazendo comparações com seus companheiros e rivais; "Essa é a terceira vez que eu te alimento com uma poção quando você estava prestes a morrer“ ou "É frustrante, meus adversários atingiram o primeiro lugar quatro vezes nas corridas de hoje" são comparações extremamente comuns dentre os goliaths. Aqueles que são familiarizados com a cultura goliath, acham a necessidade de manter placares e pontuações irritante, arrogante ou autocentradas, e que eles colocam mais ênfase nessas disputas de placares do que em si próprios. Para uma goliath, manter placares e pontuações é tão natural quanto respirar, e não significa menosprezar ou humilhar alguém. Goliaths obviamente amam competições com e contra outros, e quando superam seus inimigos ou rivais eles tendem a buscam um adversário superior. Mesmo às vezes não sendo notado nem mesmo por amigos próximos, é correto afirmar que um Goliath está sempre competindo contra si. Se uma goliath mata um dragão, ele não ficará satisfeito com outra batalha contra um dragão a menos que seja contra um mais velho ou mais poderoso. Quando um goliath não supera ou se iguala a suas antigas conquistas, ele frequentemente se torna cabisbaixos e esquivos. Goliaths raramente falam sobre essa constante luta interna, e na verdade, muitos não conseguem articular o que sentem com essas competições ou porque as sentem. É quase possível afirmar que todos os goliaths mais velhos são assombrados pela sua necessidade de competir contra o seu eu mais jovens.

As tribos goliaths contam com o máximo de cada goliath para manter a vida no alto das montanhas, devido a isso, os goliaths são quase incapazes de guardar rancor, em uma derrota numa disputa leal. goliaths competem muito mais como equipe do que individualmente, e muitos matem o ditado goliath em mente “O rival de hoje é o companheiro de equipe de amanha”. Trapacear em uma competição é tão severamente desaprovado que poucos goliaths se arriscam devido às consequências sociais de ser pego, e muitos são incapazes de fazer uma trapaça, em vez disso, redobra, seus esforços ou encontram outro jogo ou esporte para tentar.

Concorrência gera outra mentalidade comum entre goliath: a noção de que "todos têm a sua vez." Assim como a maioria das competições goliath são abertas a todos, esperam que todos goliaths tenham a chance de competir pelo poder, prestígio e outros objetivos. Goliath que visitam áreas de menor elevação são muitas vezes se deparam com a situação dos servos. "Por que o Senhor não lhes da à chance de se tornar cavaleiro?” uma pergunta típica que goliath viajante pode fazer. Qualquer pessoa em uma situação que permite a esperança de avanço vai ganhar piedade e possivelmente mais assistência a partir tangível goliath.
A competição entre goliaths tem um lado escuro também. Um atitude de convívio entre goliaths que se estende apenas aos fisicamente capazes e os jovens, que são alimentados por sua potencial. Um goliath que não pode manter-se com o resto da tribo, literalmente ou em termos de produção, é alimentado por apenas alguns dias antes da tribo começa a evitar o goliath fraco.  Às vezes, a tribo vai nega alimento e abrigo para o goliath fraco, mas é muito mais provável que o goliath fraco recuse alimento e abrigo até que ele prove seu valor a tribo ou se afaste da tribo por vergonha.

  Sociedade e cultura:

O aspecto mais abrangente da cultura goliath é a competitividade agradável que permeia quase todas as ações de um goliath. Goliaths estão sempre disputando uma posição dentro de suas tribos e transformam até mesmo a tarefa mais mundana em uma corrida, aposta, ou outra competição. Além disso, a pressão social para ser um "bom desporto" é quase insuportável, fracos e pobres perdedores tornam-se evitados pela tribo. Goliath competem quase sem pensar nisso. Uma equipe de caçadores pode encontrar-se correndo em direção a um pico da montanha, mas nenhum deles anunciou uma corrida e nenhum deles poderia dizer que começou a correr primeiro. Tribos goliaths tendem a ser generosas e hospitaleiras para os visitantes, enquanto os visitantes não representam uma ameaça. Uma indicação de natureza competitiva fará a tribo goliath fornecer alimentos tanto quanto possível e entretenimento para o visitante, na esperança de que os contos de excelência da tribo se espalhem. Devido o fato de que as tribos goliaths são caçadoras-coletoras essa tendência generosa é atenuada, já que possuem pouco da riqueza tradicional, e somente quando um caça vai muito bem que eles têm um excedente de alimentos.

As tribos goliaths possuem uma média de 40 a 60 integrantes, que são divididos em famílias de 3 a 5 indivíduos. A maioria dos goliaths se mantem membro da mesma tribo por toda a vida. Por serem uma raça naturalmente nômade, os goliaths preferem viver em tendas de couro do que em cavernas fixas na montanha. As tribos que crescem muito, às vezes, dividem-se em duas ou três tribos menores, e as tribos que caem em tempos difíceis e tornam-se demasiadamente pequenas para sobreviver por conta própria podem fundir-se com tribos mais estáveis. No entanto, tais mudanças são raras. A maioria dos goliaths identificam-se muito mais com sua tribo do que com a sua família. Os membros da família geralmente compartilham uma barraca de dormir e encarar o outro como companheiros particularmente íntimos, mas as ligações entre eles não são tão fortes em comparação a uma relação típica em uma comunidade humana.

Cada goliath tem três nomes: um nome de nascimento atribuído ao recém-nascido pela mãe e do pai, uma alcunha honrosa designada pelo chefe tribal, e um nome de clã. O nome de nascimento tende a ser de curto, muitas vezes com só uma sílaba ou duas, os nomes de clã tendem a ser maiores. A alcunha honrosa não é um nome tradicional e sim um apelido descritivo, que muitas vezes liga um apelido com um feito notável do goliath. A alcunha honrosa pode mudar ao desejo do chefe tribal, seja porque um goliath fez algo especial para a tribo ou como punição por uma falha. Goliaths que foram exilados de sua tribo geralmente carregam um nome que reflete seu status, como "Solitário" ou "banido". Dentro da sociedade goliath (ou fora), um goliath se apresenta com seu nome de nascimento/alcunha honrada/nome de clã.

Goliath não são propriamente bélicos, Quando pressionado por um inimigo formidável, eles são mais propensos a fazer as malas e partir para um território mais seguro do que ficar e lutar. Goliaths não são de forma alguma covardes, mas eles consideram cada companheiro que cai em combater como um companheiro perdido para sempre, e eles estão bem conscientes de como as perdas de batalha tornar a vida mais difícil para os membros sobreviventes da tribo. Ainda assim, a guerra às vezes é a única opção realista. Goliaths consideram prisão e escravidão como crimes hediondos. Em casos de extremo risco a tribo inteira vai para a guerra, tratando a batalha como o jogo mais importante de todos. Com exceção dos bebês e crianças pequenas, todos goliaths são guerreiros capazes (caso contrário não permaneceria com a tribo). Goliaths preferem armaduras de couro e armas de duas mãos gigantescas que possam  maximizam a sua imensa força. Quando lutam, os goliaths tentam provar sua superioridade em todas as facetas de guerra. "Não é o suficiente para vencer uma batalha" ou "Você deve vencer de uma forma que mostre ao seu adversário o quão bom soldado você é." São visões típicas dos goliaths sobre a guerra. Mesmo em guerra os goliaths veem trapaças como algo indigno, porem, uma emboscada é aceitável para a maioria dos Goliaths, porque para eles conseguir ficar em uma posição favorável e furtiva não é uma tarefa fácil. Por outro lado, a maioria dos goliaths considera que executar um inimigo caído, fazer reféns e atacar civis atitudes cruéis, desagradável ou "trapaça". Se uma goliath destrói a arma de um inimigo com seu golpe, ele pode voluntariamente jogar fora sua própria arma e começar uma luta “justa”, normalmente agarrando o inimigo.

Goliaths são inerentemente competitivos, mas a maioria entende que a arte nem sempre pode ser medida e não tem um "Vencedor". Goliaths decoram as suas armas, tendas, e que a pouca roupa que eles usam com desenhos abstratos, irregulares, linhas paralelas e símbolos que têm significado astronômico(traçados de constelações, luas e assim por diante). Para um artista goliath, o propósito da arte é ser decorativo e mostrar ao telespectador algo que ele não pode ver no mundo real, eles não veem sentindo em fazer pinturas de coisas comuns que podem ver ao cotidiano Às tribos goliaths têm uma extensa tradição de histórias orais, mitos, lendas e canções. Quase toda a tribo tem um ou mais conta-noite, bardos honorificados que agem como guardiões da cultura e histórias da tribo. O tempo livre que não é gasto em jogos e esporte é aproveitado para ouvir contos em torno de uma fogueira, apesar de serem em sua maioria contos de jogos e esportes, é claro. Na última década, algumas tribos já começaram a usar o alfabeto dos anões para soletrar palavras na língua Gol-kaa o idioma dos goliath. Os primeiros escribas goliath estão entusiasmados, por isso não é incomum achar uma caverna na montanha onde um conto goliath foi escrito nas paredes, teto e piso.

Por milênios, goliaths tem sido adoradores da natureza quem convocam de druidas e xamãs para atender a suas necessidades espirituais. Cada equinócio e solstício tem o seu próprio festival druida, e as bênçãos druídicas acompanham cada nascimento e morte da tribo. Uma porção de cada refeição é deixada sobre um simples altar de pedra a céu aberto como um sacrifício para preservar generosidade da natureza. Em tribos sem clérigos (a maioria), druidas e xamãs são responsáveis por grande parte da cura exigida pela tribo. Por exercerem um papel importante dentro da tribo, muitos druidas e xamãs acabam influenciando o alinhamento de outros membros da tribo.

 Traços Raciais:

- +4 de Força, -2 de Destreza, +2 Constituição: Golias são maciçamente musculosos, porem, seu tamanho, peso e quantidade de músculos o impedem de gozar dos dotes da agilidade.

- Movimentação: Goliaths tem movimentação padrão de 9 metros.

- Tamanho Médio: Como criaturas Médias, Goliaths não têm qual bônus especial ou penalidades devido ao seu tamanho. No entanto, veja a descrição de “Corpo poderoso”, para calcular alguns bônus raciais dos goliaths.

- Corpo Poderoso: O incrível físico de um goliath o beneficia de várias maneiras como se fosse uma categoria de tamanho maior. Sempre que um goliath está sujeito a um teste resistido de uma manobra de combate que envolva modificadores de tamanho (como agarrar, atropelar, encontrão e imobilização), o goliath é tratado como se fosse de uma categoria de tamanho maior. Um goliath pode usar armas de criaturas de uma categoria de tamanho acima da média, sem qualquer penalidade. No entanto o alcance e sua área ameaçada ainda continuam baseados em sua categoria de tamanho normal (médio).

-Movimento das montanhas: Os goliaths praticamente vivem nos picos e penhascos dos montes mais desafiadores, eles são particularmente aptos a vida e movimentação na montanha. Goliaths podem usar a escalada acelerada (Escalar metade da velocidade terrestre como uma ação de movimento) sem tomar a penalidade de -5 no teste de Escalar.

- Ambientado: Goliaths não sofrem quaisquer efeitos de altitude nas montanhas.

- +2 de bônus em testes de Sentir Motivação: Quando os goliaths se comunicam tendem a aumentar sua comunicação verbal com a linguagem corporal. Eles são sutilmente capazes de "ler" a linguagem corporal não intencional por outros.

-Idiomas automáticos: Comum e Gol-Kaa.

-Classe Favorecida: Ranger e Xamã.

Ajuste de Nível +1.

Bônus de Classe Favorecida:

Ranger:

- 4º Nível: Os rangers goliaths tem os perigos e desafios da vida na montanha como cotidiano, uma viagem arriscada para um ser das terras baixas pode ser chamada de "rotina" para um goliath. No 1º nível o goliath recebe +1 em todos os testes de sobrevivência realizados em montanhas ou colinas. Além disso o goliath aumenta seu deslocamento em 1,5 metros, esse bônus permanece ativo enquanto o goliath permanece na carga leve e não utiliza armaduras do tipo média ou pesada.

- 8º Nível: Os ragerns goliath recebem a habilidade "Desafio predileto". Esta habilidade aumenta em +1 todos os bônus concedidos pela habilidade "inimigo predileto" e 10 pontos de vida temporários, porem, somente quando o inimigo for mais poderoso que o goliath (No minimo o equivalente a dois níveis acima do nível do goliath).

- 10º Nível: Os rangers goliath recebem a habilidade " Equipe de vitória" onde ele é capaz de conceder os bônus de seu desafio predileto para seu companheiro animal.

- 14º Nível: os rangers goliath recebem a habilidade "Ossos rochosos" que concede ao goliath uma redução de dano 2/concussão.


  Xamã:

- 1º Nível: O xamã recebe a habilidade "Guia ancestral". O guia ancestral é o espirito guia do goliath, em sua maioria são antepassados ou antigos lideres de tribo goliath. Este guia concede uma habilidade escolhida dentre a lista de aspectos de guias descritas na classe xamã, além de conceder + 2 em todos os testes de conhecimento que o xamã realizar.

- 10º Nível: O xamã goliath recebe a habilidade "Marcas Espirituais". Esta habilidade permite que as manchas do e litodermes do xamã sejam moldadas a sua vontade. Como uma ação padrão o xamã pode moldar suas marcas e litodermes para se assemelhar aos terrenos rochosos, concedendo um bônus de +4 nos testes de esconder-se e 20% de cobertura para ataques a distancia, sempre que estiver em terrenos rochosos. Essa habilidade dura 3 rodadas e pode ser usada uma vez por dia.

- 16º Nível: o xamã goliath recebe a habilidade "Avatar do espirito ancestral". O goliath pode evocar o espirito ancestral para dentro de seu corpo se tornando uno. Para usar essa habilidade o goliath precisa realizar um ritual que durar 5 rodadas. Ao termino do ritual o goliath sofre transformações carnais e espirituais; suas litodermes crescem como rochas pontiagudas, suas manchas se multiplicam e mudam de cor (ficam mais claras ou mais escuras), seus olhos brilham como estrelas e sua voz fica grave como a de um trovão. O goliath aumenta em +2 seu nível de conjurador, recebe RD 2/ ferro frio, 4 de armadura natural e suas litordermes tem o mesmo efeitos dos cravos de armaduras. O bônus concedido pela habilidade guia ancestral aumenta para + 6. Além disso, a habilidade "castigar espíritos" poderá ser utilizada livremente sem consumir suas cargas diárias e sua habilidade detectar espíritos se torna uma ação de movimento. Essa habilidade pode ser usada uma vez por dia e dura 1 minuto para cada dois níveis de xamã.

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