segunda-feira, 6 de maio de 2013

Tocados pelos Planos - Tieflings


 Levando a mácula do mal em suas próprias almas, os tieflings são perseguidos e temidos na maior parte de Faerûn. Aqueles com grandes alterações físicas muitas vezes são mortos ao nascer, e mesmo aqueles com características físicas menos perceptíveis, algumas vezes, são mortos pelos seus próprios pais horrorizados. Ocasionalmente, um tiefling nasce para alguém indiferente à sua aparência, determinado a resgatá-lo, disposto a explorá-lo, ou mal o suficiente para não se preocupar com a sua natureza, e estes tieflings têm maior probabilidade de sobreviver até a idade adulta. A maioria dos tieflings são maus, mas alguns conseguem superar a influência de sua linhagem e fazer suas próprias escolhas sobre o bem e o mal.
 Os tieflings são os descendentes distantes de um ser humano e alguns extraplanares malignos, como um demônio (geralmente um marilith ou súcubo), diabo (geralmente um erinyes, gelugon ou lorde das profundezas), bruxa da noite, Rakshasa, ou até mesmo um servo de uma divindade do mal (algumas dessas criaturas devem usar magia para assumir uma forma que seja compatível com um companheiro humano, é claro). Linhagens diabólicas e demoníacas misturadas com elfos (nomeados  fey'ri), orcs (como o tanarukk) e outras raças são conhecidas, mas essas são linhagens distintas e não são considerados tieflings. Tieflings se assemelham aos humanos, exceto por um ou mais traços relacionados à sua natureza inusitada. Alguns exemplos desses traços são:

Pequenos chifres na cabeça (demônio, diabo, bruxa da noite)
Presas ou dentes pontiagudos
Língua bifurcada (demônio, diabo)
Olhos vermelhos brilhantes (demônio, diabo, bruxa da noite)
Olhos de gato (Rakshasa)
Mais ou menos de 5 dedos (demônio, diabo)
Pernas de cabra (diabo)
Cascos (diabo)
Cauda não preênsil (demônio, diabo)
Peludo,  pele encouraçada ou escamosa (demônio, diabo, rakshasa)
Pele vermelha (demônio, diabo)
Pele azul gasta (bruxa da noite)
Não tem sombra (demônio, diabo)
Não tem reflexo (demônio, diabo)
Pele é quente ao toque (demônio, diabo)
Cheiro de enxofre (demônio, diabo)
Tieflings estão conscientes em tenra idade que eles são diferentes das pessoas ao seu redor, e muitas vezes têm estranhos impulsos, desejos ou necessidades por causa de sua herança maligna. Como tieflings nascem de muitas criaturas diferentes, é difícil dizer se dois deles estão relacionados, e porque muitos deles vêm de linhagens demoníacas, até tieflings que descendem de demônios semelhantes, ou o mesmo demônio, podem parecer muito diferentes. Tieflings têm a mesma expectativa de vida e categorias de idade de um ser humano.

 História: A maioria dos tieflings faerûnianos vêm de linhagens originárias de Mulhorand e Thay. Os tieflings mulhorandi são descendentes de funcionários ou manifestações de Set ou Sebek, enquanto que aqueles de Thay são geralmente o resultado de flertes com demônios de todos tipos. Tal como acontece com o Aasimar de Mulhorand, muitos tieflings daquela terra antiga saem da região para buscar seu próprio destino sem interferência externa. Thayanos tieflings são geralmente os netos de magos poderosos, nascidos como parte de algum esquema de poder, e, geralmente, passam suas vidas como escravos ou peões em ambos os lados da família (embora haja rumores de que, Nevron, o zulkir de Conjuração, seja um tiefling.). Em ambos os casos, os tieflings dessas duas regiões geralmente se assemelham aos seus pais humanos, com seus traços desumanos destacando-os dos outros Thayanos ou mulhorandi. Unther tem a fama de ter uma população tiefling comparável à Mulhorand, mas na verdade isso é um equívoco, pois o mau e louco deus-rei Gilgeam não gerou nenhum filho por medo de criar algo que possa usurpar o seu trono. No entanto, Nergal (o deus untheric do submundo) é suspeito de ter sido pai de pelo menos um filho antes de ser morto durante a Guerra do Portão Orc há mais de dois mil anos, e é possível que alguns homens e mulheres de Unther ainda carreguem a linhagem dessa divindade maligna. Os magos de Unther também podem ser responsáveis por alguns tieflings de linhagens diabólicas.

 Perspectiva: Tieflings vivem como párias. Temidos por sua herança maligna e muitas vezes atuando de forma apropriada à sua ascendência, eles aprendem a manter as pessoas à distância e esconder o que os tornam diferentes. Como todos os tocados pelos planos, eles são diferentes de seus próprios pais; raramente se vê um tiefling que foi criado em um lar cheio de amor. Tieflings são pessoas amargas que esperam uma eventual rejeição de até mesmo seus melhores amigos e caem facilmente na vida do crime, depravação, e crueldade. Tieflings vêem verdadeiros demônios e outros extraplanares maus com inveja e medo. Alguns tieflings rejeitam seu sangue contaminado e buscam a luz. Muitos não conseguem por muito tempo, e muitos inclinam-se para uma confortável posição no meio do caminho entre o bem e o mal. Mas entre as criaturas que trabalham para serem boas, os tieflings com tendências bondosas provavelmente são os que mais se esforçam.

 Tieflings como Personagens: Muitos tieflings multiclasses escolhem entre ladinos e outra classe; até mesmo o mago tiefling mais qualificado pode ter um talento especial para acrobacias, abrir fechaduras ou se esgueirar. O tiefling é versátil o suficiente para ser praticamente qualquer coisa, embora eles costumem ser feiticeiros ruins.

 Sociedade dos Tiefling: Devido às suas variadas circunstâncias de nascimentos, a maioria dos tieflings se tornam adultos sem conhecer outro de sua espécie. Dado o seu patrimônio disperso e tendência para o mal, tieflings desconfiam uns dos outros, enquanto que, ao mesmo tempo que desejam outro de sua espécie perto para experimentar um parentesco limitado. Portanto, não é incomum encontrar um pequeno grupo de tieflings que pensam igual à frente de uma guilda de ladrões. Às vezes, um tiefling bom vai procurar outros de sua espécie, na esperança de resgatá-los do mal ou da perseguição, mas a maioria dos tieflings são tão acostumado a olhar só para si, que tal pensamento nunca ocorre a eles. Em Thay é incomum por causa de seus números de tieflings escravos. Um número desconhecido de linhagens diabólicos existem em Thay, alguns deles perderam por gerações. Quando um verdadeiro tiefling surge a partir de uma linhagem latente, muitas vezes há uma disputa entre os Magos Vermelhos para recolher a prole tocada pelos planos. Alguns Magos Vermelhos treinam esses jovens tieflings com outros de sua espécie, seja para trabalhar como espiões em outras famílias, assassinos pessoais, ou como algum tipo de sacrifício para um ser maligno. Estes tieflings podem desenvolver um senso de comunidade entre os seus companheiros. Se tiverem sorte, eles podem conseguir escapar de seus mestres malignos, viajando aos quatro cantos para iludir e perseguir. Alguns desses escravos começam revoltas para cobrir seus rastros, outros retornam para matar os seus ex-proprietários, e ainda outros vão embora e nunca mais olham para trás. Deste modo, certos tieflings têm famílias extensas, embora a forma de encontrar seus irmãos adotivos geralmente seja um problema.

 Linguagem e Literatura: Tieflings não compartilham nenhuma língua comum. Alguns aprendem Infernal ou Abissal, já que a maioria não tem ideia de onde sua linhagem se originou, muitas vezes eles escolhem o idioma racial errado. Um tiefling geralmente aprende a língua de seus pais e pode pegar outras linguagens apropriadas para sua região. Todos os tieflings são alfabetizados, com exceção de bárbaros e plebeus.

 Magia e Ciência dos Tieflings: Muitos tieflings buscam magia que traz o poder dos Planos Inferiores para eles, especialmente magias de adivinhação que permita aos tieflings fazer perguntas a demônios poderosos e magias de conjuração para evocar criaturas das trevas.

 Magias e Conjuração: Muitos tieflings adquirem o talento Negociador Infernal, o que lhes permite chamar criaturas mais poderosas com seus feitiços e dá-lhes outros aliados do mal.

 Divindades dos Tieflings: Tieflings não têm divindades raciais comuns, mas às vezes adoram poderosos demônios, diabos, ou qualquer ser divino que seu antepassado serve (ou o próprio ser, se o ancestral é uma divindade). Um tiefling nascido fora dos Impérios Antigos ou Thay, ou um cujos as viagens os têm levado para longe daquelas terras, geralmente, leva um patrono apropriado ao seu novo país. A seguir, as divindades que são as mais comuns entre os tieflings maus, mas certamente não as únicas:
Beshaba, a Dama dos Infotúnios, apela para uma série de tieflings. Esta deusa má e bela criou algumas linhagens tiefling durante as eras, muitos dos quais têm cabelos brancos e chifres mais visíveis que os outros tipos. Tieflings que adoram Beshaba o fazem porque acreditam que são azarados de terem nascido o que são e procuram passar essa infelicidade para outros. Enquanto Cyric não tem gerado quaisquer linhagens tiefling desde a sua apoteose, tieflings assassinos, ilusionistas, e aqueles inclinados para o conflito e agressão por causa de seu patrimônio, muitas vezes o adoram.

 Gargauth, o deus da corrupção, traição e crueldade, foi conhecido por disfarçar-se como um estranho prestativo a uma boa mulher amistosa, em circunstâncias difíceis, e por deixá-la pouco antes de ela dá à luz seu filho mestiço. Estes filhos do mal imitam as práticas do pai, e assim a linhagem de Gargauth tem muitos descendentes em Faerûn. Ele é adorado por tieflings que procuram destruir um rival odiado (possivelmente um templo de tendência bondosa que o tenha assediado ou perturbado), ou aqueles que procuram ganhar poder muito rapidamente. Como muitos tieflings naturalmente tendem em torno das artes dos ladinos, alguns deles têm Mask como seu patrono. Apenas uma linhagem Maskarran de tieflings é conhecida, uma linhagem de Thesk conhecida por nunca ter reflexões, mas com a natureza discreta de Mask, podem haver outros em qualquer lugar. Mask é adorado pelos ladrões tieflings ou aqueles que devem fazer o seu trabalho escondido pelas sombras. Shar não é conhecida por ter qualquer prole tocada pelos planos, mas ela chama a adoração daqueles que desejam esquecer suas dores e mágoas antigas. Ela gosta particularmente de colocar seus adoradores tieflings contra os servos Aasimar de Selûne.

 Relações com Outras Raças: Tieflings tratam a maioria das outras raças igualmente, no comprimento do braço. Eles são muito lentos para confiar nos outros e sempre desconfiam que um amigo de repente irá tornar-se um inimigo. Aasimar muitas vezes desencadeam um instintivo medo ou repulsa em tieflings, tornando-se difícil para eles trabalhar juntos em qualquer coisa. Meio-orcs são a única raça que os tieflings facilmente toleram, já que eles são a única raça mestiça que é ridicularizada tanto quanto os tieflings. Ainda assim, não é mais fácil para um tiefling confiar em um meio-orc; eles é apenas mais propenso a entender seu ponto de vista.

 Equipamento dos Tieflings: Tieflings não compartilham nenhum equipamento comum, embora eles tenham uma predileção por armas que infligem muita dor e causem uma série de hemorragias. Um tiefling geralmente se sente muito confortável com uma arma profana na mão.

 Animais e Mascotes: Dadas as suas diversas origens, tieflings não têm qualquer animal especial que possa ser reconhecido como um favorito racial. No entanto, eles favorecem cães ferozes, ratos, cobras e corvos como animais de estimação, e aqueles com talento para a magia às vezes pode estabelecer um vínculo com um animal demoníaco de algum tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário