O povo de faerûn esta mais familiarizado com os hins pés-leves, do que com qualquer outra das sub-raça halflings, já que são a sub-raça mais numerosa e também a mais viaja. Em qualquer comunidade humana maior que um povoado, é possível encontrar hins como residentes. E por isso quando os faerûnianos falam em halflings, normalmente estão se referindo aos pés leves.
Os pés-leves raramente passam dos 90 centímetros de altura e são mais normalmente são seu peso varia entre 18 e 25 quilos (oque os torna a sub-raça mais pesada ou gorducha dos hins). Sua pele é clara e seus cabelos castanhos ou escuros são chacheados. Eles possuem olhos castanhos, negros ou verdes (nunca azuis, oque faz com os pés-leves tenham uma curiosidade particular com pessoas com olhos dessa tonalidade). Os pés-leves muitas vezes ostentam longas costeletas, mas barbas são raras e eles quase nunca têm bigodes. Eles gostam de usar roupas simples, confortáveis e práticas. Seus pés são peludos e chatos.Um pés-leves atinge a idade adulta com cerca de vinte anos e vive pouco mais de 150 anos.
Perspectiva:
Os hins pés-leves, podem ser a sub-raça mais habitual, porem, seu comportamento é o mais variado. É impossível descrever como seria um “típico” pés-leves, porque, assim como os humanos, essa raça tem indivíduos que são a antítese uns dos outros. Esta diversidade de comportamento é um reflexo de suas distintas atitudes. Alguns hins adotam uma visão de vida e atitudes que são quase idênticos aos das pessoas da comunidade onde habitam, enquanto outros possuem um ângulo diferente, que os separa de outras raças e grupos (incluindo outros hins). Não é raro encontrar isso, pois os hins passam a maior parte de suas vidas viajando de lugar para lugar, criando costumes e atitudes distintas que são uma amálgama de várias culturas e tradições que tenham conhecido.
Algumas pequenas características são comuns na maioria dos pés-leves, como o fato de serem muito comunicativos e amigáveis, conseguindo criar uma grande quantidade de amigos por qualquer lugar passem, além de serem amigos valiosos, por mais que não sejam corajosos como seus primos Austeros, um pés-leves sempre se sentirá inclinado a ajudar um amigo. A amizade para um pés-leves é tão valiosa quanto ouro.
Possuem uma paixão (quase racial) pelo fumo e comida (Alguns chegam a fazer 10 refeições diárias) e o curioso habito de colecionar objetos (Mesmo que seja totalmente inúteis), uma paixão que nem mesmo eles sabem explicar (E que as vezes os levam ao furto). Os pés-leves possuem também, uma ligação muito grande com seus parentes, e um habito grande de presentar os mesmos, é comum ver haflings se reunindo em festas de parentes com mais de 50 membros onde as ligações vão desde de irmãos até primos duvidosos de graus elevados, mas mesmo assim, um hin que se preze é capaz de citar qual o nome de cada parente, de onde ele veio, grau de parentesco, e localização na arvore genealógica de sua família. No entanto, a característica que esta marcada na alma de cada jovem pés-leves, é o desejo inato de viajar. Não é incomum que indivíduos ou famílias inteiras de pés-leves decidam sair para viajar ou ir morar em outro lugar depois de viver décadas no mesmo local. Alguns pensadores e educadores especulam que os pés-leves tem a necessidade de conhecer lugares diferentes e desfrutar de uma variedade de experiências. Enquanto, estudiosos e sábios creem que essa inclinação seminômade sentida pelos pés-leves é um estilo de vida social e comportamental, adquiridos através de séculos de Prática. Esses estudiosos acreditam que os pés-leves que abandonaram Luiren após os massacres da guerra fantasma não foram capazes de encontrar uma nova terra que se adequa-se a eles, então eles saíram para “passear”. Depois de centenas de anos de viagem, o comportamento é agora um traço racial-natural dos Hins pés-leves, ou, ao menos é isso em que acreditam os estudiosos. Qualquer que seja o verdadeiro motivo, não se pode negar que os hins pés-leves tenham uma atração em conhecer grande parte de Faerûn e passar por muitas experiências (se possível não muito arriscadas) durante o passar dos anos.
Sociedade dos pés-leves
É difícil caracterizar a sociedade dos pés-leves, porem podemos dividir a sociedade desses hins em 3 tipos; os que vivem ao meio de outras sociedades, os que moram em povoados halflings e os que viajam pra cima e pra baixo. Algumas famílias de pés-leves nascem, crescem, passeiam, engordam e morrem numa mesma comunidade, aqueles que vivem em civilizações de outras raças, normalmente adotam parte dos costumes do local ou criam algo que na concepção deles é parecido. Os viajantes são os mais exóticos, possuem uma mistura tão grande de culturas que as vezes é difícil de dizer se são ricos ou pobres, loucos ou artistas, ou tudo isso ao mesmo tempo.
Aqueles que vivem em povoados halflings, possuem os traços raciais mais marcados (Não impedindo, que os outros hins também não tenham essas características). A noção de família e amigos para um pés-leves pode ser tão forte, que muitas vezes os amigos passam a ser tratados como membros da família, oque faz as festas halflings se tornarem enormes. Uma tradição quase que sagrada para os pés-leves é a de dar presentes, tanto sendo numa festa, festival, ou reunião familiar, é extremamente comum que os convidados presenteiem os anfitriões, e é de dever dos anfitriões fazer com que seus convidados tenham um bom tratamento e que sejam engordados durante o festejo (E caso seja rico, o anfitrião também presenteia os convidados). Alguns acreditam que foi dessa tradição que surgiu o habito de colecionar objetos entre os halflings.
Algumas dessas reuniões acabam se tornando problemáticas, pois às vezes (muitas vezes, ou quase sempre), durante o chá da tarde, noite, janta, ceia, etc, os halflings acabam compartilhando informações de mais sobre seus parentes de consideração para outros parentes de consideração, oque faz com que muita gente saiba muito sobre muita gente. Esse habito acaba criando inimizades entre certas famílias (tanto pelas histórias reais, ou inventadas durantes as conversas). Mas mesmo assim, as famílias se gostando ou não, acabam se reunindo em festas (porque um pés-leves não quer mostrar para outros halflings que não é um bom vizinho ou anfitrião, por mais que todos já saibam se é ou não é.), oque as vezes cria mais confusões e por sua vez, mais histórias pra ser contadas durante o chá.
As casas dos povoados halflings são como tocas, não tão luxuosas e bem feitas por seus parentes Austeros em Luiren. Que normalmente são bem cuidadas e arrumadas (exceto dos colecionadores mais fanáticos, onde os corredores se tornam tuneis de caixas e objetos empilhados).
Traços Raciais:
+2 de Destreza, -2 de Força: Os halflings são rápidos, ágeis e habilidosos com armas de ataque à distância, mas são pequenos e mais fracos que os outros humanóides.
Tamanho Pequeno: Como criaturas Pequenas, os halflings recebem +1 de bônus de tamanho na Classe de Armadura, +1 de bônus de tamanho nas jogadas de ataque e +4 de bônus de tamanho nos testes de Esconder-se, mas precisam usar armas menores que os humanos e sua capacidade de levantar e carregar peso equivale a três quartos da carga máxima das criaturas Médias.
O deslocamento básico dos halflings equivale a 6 metros.
+2 de bônus racial nos testes de Escalar, Saltar e Furtividade: os halflings
são ágeis, atléticos e estáveis.
+2 de bônus racial em todos os testes de oficios e profissão relacionados a culinária.
+1 de bônus racial em todos os testes de resistência: os halflings têm uma
habilidade surpreendente para escapar de situações difíceis.
+1 de bônus racial nas jogadas de ataque com armas de arremesso e fundas: arremessar pedras é um esporte universal entre os halflings e eles desenvolveram uma pontaria excelente.
+2 de bônus racial nos testes de Ouvir: os halflings possuem
uma audição aguçada.
-Idiomas Básicos: Comum e Halfling e Regional.
-Classe Favorecida: Ladino.
Bônus de Classe Favorecida:
- Furtivo modificado (Ext): Os halflings são excelentes na arte de arremessar objetos, tanto em suas competições quanto em seus inimigos. Sempre que usar um ataque furtivo com uma arma de arremesso os dados do furtivo com resultado 1 serão rolados novamente. Entretanto, ataques furtivos com armas corpo-a-corpo serão contabilizados com d4. Além disso os pés leves adicionam 1,5 metros na cadência de suas armas de arremesso.
- No 4º nível, O halfling pés-leves recebe a habilidade "Pior que lebre assustada". Os pés-leves quando estão com medo, se encontram em um estado de alerta incomum, concedendo a eles mais 3 metros de deslocamento, +1 de sorte na CA e + 2 nos testes de se esconder. Sempre que o halfling estiver com 1/5 do total de seus pontos de vida, ele receberá os benefícios dessa habilidade.
- No 10º nível, O halfling pés-leves recebe a habilidade "A sorte está em meu sangue". Uma vez por dia, usando essa habilidade o ladino halfling pode re-rolar um teste de resistência, ou fazer que um alvo re-role um ataque que tenha o acertado, o resultado será sempre o segundo, independente se for melhor que o antigo.
- No 14º nível, o halfling pés-leves recebe somente -10 nos testes de se esconder enquanto esta sendo observado por seus inimigos durante o combate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário