segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Sub Raça Anã - Anão Dourado

Comumente encontrados no Sul nas imediações da Grande Fenda, os Anões Dourados são os dominantes das terras do sul dentre Povo Robusto. Renomados não só pela sua desenvoltura como ferreiros e seu artesanato mas também pelo seu heroísmo militar e sua lendária riqueza, os Anões Dourados têm mantido seu império por milênios, intocado pelo tempo.

Por gerações, o Profundo Reino dos Anões Dourados tem se mantido inconquistável, dominando as terras da superfície e as cavernas subterrâneas que cercam a Grande Fenda. Como sua nunca nunca entrou em um grande declínio ao contrario dos anões do escudo que convivem em um estado de guerra interminável, a Bênção do Trovão tem de fato preenchido as grandes cavernas do Reino Profundo além de sua capacidade. Como resultado, pela primeira vez em muitos anos, um grande número de Anões Dourados estão se deslocando para estabelecer novas fortalezas através do Sul e no resto de Faerûn, incluindo as Montanhas Fumegantes de Unther e as Montanhas da Fuga dos Gigantes nas Planícies Brilhantes.



 Medindo normalmente 1,20m a 1,30m de altura e pesando tanto quanto um humano adulto, Anões Dourados são baixos e musculosos. A pele de um Anão Dourado é marrom claro ou profundamente bronzeada, e seus olhos normalmete são marrons ou castanhos. Amos os sexos usam seus cabelos longos e os machos (e algumas fêmeas) ostentam barbas e bigodes bem tratados. A cor do cabelo varia entre preto ao castanho, e todos recebem mechas em um to de cinza com o passar do tempo.

 Como seus parentes do Norte, os Anões Dourados guardam um grande contrato de orgulho, tanto de suas próprias realizações quanto as de seus ancestrais. Eles também partilham da filosofia de que tudo que se vale a pena fazer, vale a pena fazer direito e que o mundo natural é apenas matéria-prima para ser trabalhada e transformada em objetos de grande beleza. Diferente dos Anões do Escudo, os Anões Dourados não enfrentaram um verdadeiro desafio para seu modo de vida durante milhares de anos. Seguros em seu reino isolado, os Anões Dourados não partilham do pessimismo e fatalismo dos seus irmãos Anões do Escudo. Pelo contrário, vendo a ascenção e declínio de incontáveis impérios élficos, humanos e dos Anões do Escudo, sua tolerância tem alimentado uma enraizada crença de que suas tradições e cultura são superiores do que as de todas as outras raças.

 História: Fundada a mais de dezesseis mil anos atrás, a terra natal dos anões, Bhaerynden, ocupava uma vasta caverna nas profundezas do planícies do sul governada pelos elfos Ilythiir. Bhaerynden reivindicava grande parte do subterrâneo, mas manteve-se em grande parte desconhecida nos reinos da superfície. Pouco se é sabe sobre a história de Bhaerynden, exceto que um grande êxodo de anões liderado por Taark Shanat O Cruzado. Que partiu paras terras do oeste para fundar um novo reino, por volta de -11.000 CV. O fim da Guerra da Coroa Élfica e a queda dos Drows nos anos depois de -10.000 CV precipitou diretamente a queda de Bhaerynden. A primeira civilização Drow surgiu no sul do subterrâneo por volta de -9.600 CV, mas os drows rapidamente direcionaram sua raiva contra o Povo Robusto. Dentro de seis séculos, o Povo Robusto se tornou disperso e o império drow de Telantiwar conquistou e reinou soberanamente nos salões esculpidos pelos anões da declinada Bhaerynden.

O colapso da caverna Bhaerynden destruiu Telantiwar e criou a Grande Fenda, dispersando os drows em torno de 7.600 CV. Os anões dourados crêem que Moradin destruiu Telantiwar com um golpe de seu machado, mas estudiosos acreditam que os drows enfraqueceram o teto da caverna com muitos túneis confiantes de que a magia suportaria todo o peso do teto. No resultado da queda de Telantiwar, houve uma grande disputa para reivindicar um novo território no subterrâneo. O Povo Robusto rapidamente retornou para seu lar ancestral e estabeleu o Reino Profundo, ocupando cavernas menores e quilômetros de túneis, espalhando-se abaixo do Leste de Shaar. Os refugiados Drows reinvidicaram as pequenas cavernas do norte, sul e oeste da Grande Fenda, estabelecendo cidades nas terras próximas.

Nos milênios seguintes, o Povo Robusto do Reino Profundo se tornou conhecido como os Anões Dourados. Uma vez que suas fronteiras foram firmemente estabelecidas e defendidas, eles voltaram-se para a construção de grandes cidades subterrâneas e colher os frutos de sua terra. Enquanto a ameça dos Drows para com outras raças do Subterrâneo como os Aboleths, Cloakers, Illithids, Ixzans, e Kuo-toa nunca de fato, diminuia, nenhuma outra raça pôde se igualar aos Anões Dourados em relação a sua objetividade, e a santidade do Reino Profundo nunca foi desafiada. Os anões lucraram com o comércio entre cada império humano sucessivo que chegava na Grande Fenda, incluindo o antigo Jhaamdath, o povo de Mulhorand e Unther no seu apogeu, o Imperium Shoon com sua altura, e nos mais recentes séculos as nações mercantis de Chondathan do Mar Interno.

Em 1306 CV, a Bênção do Trovão tirou os Anões Dourados de sua tranquilidade milenar. Nas décadas que se seguiram, uma florescente população forçou os Anões Dourados a sair em busca novas cavernas para reclamar e colonizar por entre o Sul, derrubando o status mantido por tanto no Subterrâneo. O maior êxodo datado do Reino Profundo começou em 1369 CV, quando o Exército Dourado marchou para a grande crusada para reaver as cavernas de Taark Shanat e restaurar a glória de Shanatar, o antigo reino dos Anões do Escudo. Essa expedição tem estado estagnada em estado de guerra com o Exérxito de Aço, despachados pelos Anões Cinzentos de pináculos submersos. Batalhas ferozes preenchem os túneis abaixo do Lago do Vapor e a Montanha do Cravo*.

 Perspectiva: Anões Dourados julgam os outros pelo quanto de honra e riqueza cada indivíduo conquista assim como quão nobre seu sangue e clã são. Para os Anões Dourados, a vida é mais bem vivida através da lealdade com as antigas tradições do Reino Profundo. A grande persistência de sua própria forma de vida indica que outras culturas de pequenos seres são inerentemente recusadas. Assim como, aqueles a que não tem tradição cultural significativa ou rejeitam os ditados de seus antepassados são desconfiáveis, sem valor e possivelmente perigosos.

De nascença, os anões dourados são ensinados a se conformarem com a severidade tradicional de sua sociedade. Toda decisão importante, da escolha de sua profissão a escolha de seu companheiro, é ditada pelas circunstancias de seu nascimento. Aqueles que não agem honradamente com seus deveres são evitados desde pequenos, enfrentando uma imensa pressão social para se ajustarem.

Os Anões Dourados não possuem a velha tradição de se aventurar encontrada em seus primos Anões do Escudo no Norte. Entretanto, as pressões da população induzida pela Bênção do Trovão criou uma nova geração de Anoes Dourados aventureiros. A maioria dos anoes dourados que vagueiam através dos limites familiares do Reino Profundo o fazem a fim de fundar novas fortalezas por eles mesmos, porém muitos acham difícil ignorar a atração pela aventura uma vez que está entrou em seu sangue.

 Anões dourados como personagens: Anoes dourados estão dolorosamente cientes que muitos impérios outrora orgulhosos tem sido abatidos, e eles são portanto cuidadosos mantendo o seu próprio. A consciencia dos anoes dourados os fazem acreditar que a melhor forma de se protegerem dos perigos é fazer todos eles lutarem desde bem jovens. A maioria é treinada como guerreiro, embora clérigos, paladinos, rangers, ladinos e até ocasionalmente conjuradores arcanos têm um papel importante na defesa do Reino Profundo. Anoes dourados feiticeiros normalmente tem seus traços ancestrais herdados de um poderoso dragão ou alguma criatura elemental de terra ou fogo. Multiclasses comuns incluem guerreiro/clerigo, guerreiro/paladino, e guerreiro/especialista.

Classe favorecida: As classe favorecidas de um anão dourado são: Guerreiro, paladino e clérigo. Apenas uma forte e poderosa tradição militar tem mantido o Reino Profundo seguro de seus inimigos acima e abaixo, um resultado de gerações de anões dourados treinados como combatentes.

 Sociedade dos anões dourados: A cultura dos anos dourados não expoe uma grande variabilidade, o resultado de gerações de anoes dourados isolados de influencias externas. Divisões de classe e clan são fortes entre os anoes dourados, e grande importancia é atribuida a herança sanguinea quanto a status social. Contudo, o Reino Profudo está atolado com insignificantes, decadentes reais e nobres que o pequeno poder real está investido em nada além do conselho regente dos anciãos do clã. Comércio e artesanato ambos desempenham um papel importante na sociedade dos Anões Dourados, assim como a apreensão nunca saciado por mais riquezas. Orgulho e honra desempenham um papel importante em todos os aspectos da vida diária, por desgraça não se aplica apenas a si mesmo, mas também aos parentes, o clã, e há muito falecido antepassados.
 Anões dourados são criados em unidades familiares apertadas, mas os anciãos dos clãs desempenham um papel de supervisão importante na educação de cada criança. Aprender com livros é comum, como, por exemplo, para aprender uma profissão. Todos os adultos são esperados para o próprio sustento e de sua família, bem como trazer honra e riqueza para o clã. Ostentação de riqueza são importantes para manter o prestígio de alguém, anões dourados mais pobres, muitas vezes economizam e poupam para manter aparencias. Com o avanço da idade, os anões dourados, são concedidos no respeito de sua sabedoria. Anciãos dos clãs formam uma gerontocracia decisão que reforça fortemente as práticas tradicionais. Famílias e clãs são incitados a respeitar os mais velhos na morte com elaborados ritos funerários e túmulos reputação condizente com o falecido.
Fora do Reino Profundo, anões dourados mantem-se afastados, formando pequenos enclaves, insular à tentativa de replicar a vida do clã tradicional. Poucos Anões dourados têm qualquer interesse em adotar práticas locais, exceto onde promova a sua capacidade de vender seus produtos.

 Relação com outras raças: Confiantes e seguros em sua distante terra natal, anões dourados têm uma merecida reputação de arrogância e orgulho. Eles se acham superiores a todos os outros anões, mesmo os anões do escudo e anões cinzentos cujas realizações e reinos têm acompanhado a sua própria glória. Anões dourados lidam com elfos e meio-elfos com suspeita, após gerações que passaram batalhando por suas terras com seus primos das profundezas. Gnomos, particularmente os gnomos das profundezas, são bem considerados e acolhidos como parceiros comerciais. Sua impressão em relação aos halflings é moldada pelos habitantes de Coração Forte em Luiren, com quem os anões dourados são devidamente diligentes e sinceros.
 Anões dourados sabem pouco sobre os meio-orcs, mas geralmente os vêem como o resto dos orcs e escória goblinóide. Anões dourados são muito cautelosos nas suas relações com Chondathans, o povo de Dambrath, Durpari, Mulan, Shaarans e Halruaans. Os tocados pelos planos são quase desconhecidos, mas geralmente são vistos da mesma forma que os Mulan, já que a maioria dos tocados pelos planos que os anoes dourados encontram são ou Mulan Aasimar ou Genasis da terra seguidores de Geb.

 Traços raciais: Os anões dourados recebem todos os traços raciais descritos no livro do jogador, com as seguintes modificações:

- +2 de constituição - 2 de destreza.

- + 1 de bônus nas jogadas de ataque contra aberrações. Os anões dourados são treinados em táticas especiais de combate contra muitas criaturas bizarras que vivem no subterrâneo. (essa habilidade substitui a que concede bônus contra orcs e goblinoidses.

- regiões: A grande fenda, unther, orla de vilhon e anão dourado.

- Idiomas: comum, anão, regional.

- Idiomas adicionais: gigante gnomo goblin, shaaran, terran e Untheric.

- Bônus de classe favorecida:

Guerreiro:


-No 1º nível, os anões dourados recebem a habilidade "O combate e o Saber". O anão dourado recebe conhecimento guerra como uma pericia de classe.

- No 2º Nível, os anões dourados recebem a habilidade "Mestre do Machado" que concede a eles um bônus de mais de +1 nas jogadas de acerto com machados.


- No 8º Nível os anões dourados recebem a habilidade "A postura perfeita". Ativando essa habilidade como uma ação de movimento os anões dourados recebem +1 de bônus de esquiva na C.A , além disso o anão dourado é capaz de prepara uma ação contra investidas dobrando o dano de seu machado (apenas o dado de dano da arma).


- No 14º nível, o anão dourado recebe a habilidade " Uno com o Machado". Essa habilidade aumenta em uma categoria o dano causado por quaisquer machados empunhados pelo personagem. Além de conceder +2 para confirmar acertos críticos com machado.


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Paladino:
-No 1º nível, os anões dourados recebem a habilidade "O combate e o Saber". O anão dourado recebe conhecimento guerra como uma pericia de classe.


- No 2º Nível, os anões dourados recebem a habilidade "Mestre do Machado" que concede a eles um bônus de mais de +1 nas jogadas de acerto com machados.


- No 8º Nível os anões do escudo infligem 1,5 de dano sempre que utilizam sua habilidade de  destr
uir o mal contra aberrações.

- No 14º Nível: O anão dourado recebe a habilidade "Proteção Dourada". Consumindo 1 ativação diária de destruir o mal, o paladino é capaz de criar uma aura protetora de 6 metros de raio, todos os aliados inclusive o próprio paladino recebem +2 de bônus de deflexão (acumulativa) na C.A durante 1+ mod de carisma rodadas.


Clérigo:


-No 1º nível, os anões dourados recebem a habilidade "
O combate e o Saber". O anão dourado recebe conhecimento guerra como uma pericia de classe.


- No 2º Nível o anão dourado recebe a habilidade " Tradição da sabedoria" que concede a eles um bônus de +2 em todo teste de conhecimento em relação a raça anã. Além disso o anão dourado passa a usar o bônus de sabedoria no lugar do de inteligencia em suas pericias de conhecimento.


- No 6º nível, sempre que estiver em contato com a terra ou rocha suas magias do tipo [Terra] terão seu nível de conjurador aumentadas em 1.

- No 12º Nível, os anões dourados recebem a habilidade "Mestre do Machado" que concede a eles um bônus de mais de +1 nas jogadas de acerto com machados.



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